O Sporting CP foi de longe o plantel que mais evoluiu na Liga portuguesa com a reapreciação do valor dos passes dos futebolistas efetuada, na semana passada, pelo site especializado "Transfermarkt".
De acordo com este portal que avalia o valor de mercado dos plantéis das equipas de futebol em todo o mundo, os "leões" continuam a ter o terceiro plantel mais valioso da Liga mas, o atual líder da Liga, está mais perto de FC Porto e SL Benfica.
Ao todo, entre valorizações e desvalorizações, o plantel dos "verde e brancos" apresentou uma valorização de 38,4 milhões de euros no final de setembro: estava avaliado em 241,9 milhões de euros em junho e, três meses depois, essa avaliação passou a ser 280,3 milhões de euros, mais 15,9%.
"Leões" valorizaram quase o dobro de "águias" e "dragões" juntos
Essa valorização do plantel do Sporting CP, registada no final de setembro, representou quase o dobro daquela que foi a valorização de SL Benfica e FC Porto juntos. O plantel de Roger Schmidt acrescentou mais 15,1 milhões de euros (+4,4%) de valor de mercado, passando para 359,6 milhões euros; a equipa às ordens de Sérgio Conceição reforçou ligeiramente a sua valorização de mercado (+6,5 milhões de euros, ou seja, +2,3%) apresentando-se agora com um valor de 289 milhões de euros.
Note-se que em percentagem, a maior valorização da Liga portuguesa pertenceu ao plantel do Boavista FC, já que passou de uma avaliação de 21,95 milhões de euros para 29,9 milhões de euros: +36,2%.Portimonense (+16,6%) e Casa Pia (+14,1%) também se destacaram na valorização registada no final do mês passado.
"Jackpot" nórdico em Alvalade
Este novo valor das equipas já reflete aquele que é o impacto de alguns dos reforços nos plantéis, sendo que no caso da equipa de Alvalade, essa valorização refletiu-se em cheio em dois dos três reforços garantidos pela equipa de Rúben Amorim.
Se Morten Hjulmand (18 milhões de euros, proveniente do Lecce) e Viktor Gyokeres (20 milhões de euros, contratado ao Coventry City) custaram quase 38 milhões aos cofres da Sporting SAD (mais variáveis), para já a aposta nestes dois jogadores parece estar a resultar (e não só do ponto de vista desportivo).
Só o médio dinamarquês e o avançado sueco parecem ter dado mais capacidade a este grupo de jogadores e o mercado valorizou essa transformação de tal forma que, só no que diz respeito a estes dois futebolistas, a valorização conjunta foi de 28 milhões de euros.
Viktor Gyokeres (seis golos e uma assistência em sete partidas pelo Sporting CP) foi o futebolista da Liga que maior valorização obteve. Em junho, e ainda com a camisola do Coventry City, o avançado tinha o passe avaliado em 13 milhões de euros. Bastaram dois meses de "verde e branco" para que Gyokeres passasse a valer mais 19 milhões e tivesse visto o seu valor de mercado disparar para 32 milhões de euros.
Morten Hjulmand (um golo e uma assistência em sete jogos) foi o quarto jogador que mais valorizou na Liga portuguesa. O médio defensivo (que foi o jogador que mais bolas recuperou na Serie A na época passada), chegou a Portugal com uma avaliação de 15 milhões de euros mas as boas exibições no meio-campo valeram-lhe um reforço de nove milhões, estando agora com o passe avaliado em 24 milhões de euros.
Ousmane, o "diamante" que valorizou 15 milhões
Uma das valorizações mais extraordinárias na Liga portuguesa é a de Ousmane Diomande, defesa costa-marfinense que chegou ao Sporting em janeiro deste ano. Nessa altura, o jovem central de 19 anos chegou do Mafra (o seu passe futebolístico foi adquirido aos dinamarqueses do FC Midtjylland por 7,5 milhões de euros) com um valor de mercado de 400 mil euros.
A partir daí, foi sempre a somar. Ousmane Diomande ganhou um lugar no trio de centrais de Rúben Amorim, atraiu a atenção de grandes clubes da Premier League e o "prémio" para as boas exibições (dois golos e uma assistência em oito jogos) chegou com uma impressionante valorização de 15 milhões de euros em apenas três meses. Neste momento, Diomande vale 25 milhões de euros e é já uma das pérolas mais valiosas em Alvalade.