Skip to main content

Já ouviu falar nas “Guerreiras pela Natureza”?

Acaba de estrear, na RTP1, uma série de seis episódios sobre as histórias de mulheres que têm uma carreira de excelência dedicada à Conservação da Natureza, que fazem a diferença e inspiram os outros para esta missão fundamental.

Um grupo de mulheres, cuja carreira de excelência dedicada à Conservação da Natureza tem feito a diferença na preservação de espécies ameaçadas e de habitats protegidos, serão agora as protagonistas de uma série de seis episódios com a chancela da RTP, “Guerreiras pela Natureza”.

São histórias notáveis de perseverança, altruísmo e rigor científico contados na primeira pessoa e passadas em Portugal, palco das suas conquistas, dificuldades e esperanças. Mais. Os espetadores ficarão ainda a saber como, através do seu trabalho, veem o futuro da conservação da natureza em Portugal.

No episódio de estreia, “será conhecido o trabalho realizado para a conservação dos charcos temporários, um dos habitats mais ameaçados do Planeta, que é a paixão de Carla Cruz”, pode ler-se num comunicado da RTP. Mas não só. Também se irá acompanhar “um dia de campo de Andreia Penado para conhecer as várias espécies de abelhas que sobrevivem no nosso país. E percorre-se a Serra da Estrela com Davina Falcão, que divide o seu trabalho entre a ilustração científica e a preservação das serpentes em Portugal”, refere o mesmo comunicado.

Patrícia Garcia Pereira, Andreia Dias, Sílvia Ribeiro, Helena Rio Maior, Milene Matos e Rita Alcazar são algumas das mulheres que partilham com o espetador a sua paixão e dedicação pela conservação da Natureza, nesta série que visa, igualmente, dar visibilidade a uma das prioridades das Nações Unidas, a Igualdade de Género.

Como em muitas profissões do mundo ocidental, homens e mulheres já trabalham lado a lado, dividindo responsabilidades e colhendo resultados, mas importa destacar que a Ciência é um dos territórios onde as mulheres assumem um papel de maior relevo. Assim, em cada episódio de 30 minutos, o espetador sensibilizado para a importância da preservação de ecossistemas, da flora e fauna – das delicadas borboletas às aves estepárias e rapinas – e do quanto ainda há por fazer ao nível da educação ambiental.

Cidadãos informados, conscientes ambientalmente, serão cidadãos que podem fazer a diferença. “Guerreiras pela Natureza” estreou dia 18 de setembro. Seis episódios para ver nas noites de segunda-feira na RTP1, pelas 23h11, e posteriormente disponíveis na RTP Play.