Skip to main content

Irene Fonseca: matemática corre nas veias da ciência

Irene Fonseca recebeu o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago de Espada em 1997 e, no ano seguinte, começou a liderar o Centro de Análise Não Linear em Carnegie Mellon.

Irene Fonseca pode ser um nome desconhecido em Portugal, mas é certo que a mulher está por detrás dele lhe faz jus lá fora. É uma cientista e investigadora portuguesa bastante conceituada além-fronteiras, cuja carreira internacional faz inveja a qualquer um.

Aos 68 anos de idade, Irene Fonseca surge na lista das mulheres portuguesas mais poderosas dos negócios da revista Forbes Portugal, ocupando o quarto lugar na categoria de Educação e Ciência, com um total de 64 pontos.

É licenciada em Matemática pela Universidade de Lisboa, tendo terminado o curso em 1980, com uma média de 20 valores. Cinco anos depois, Irene Fonseca viria a doutorar-se em Matemática pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos da América, onde se viria a destacar e fazer carreira.

Irene Fonseca foi condecorada, em 1997, com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago de Espada, ordem honorífica portuguesa que distingue o mérito literário, científico e artístico. Já então a cientista se distinguia dos restantes, sendo que no ano seguinte ocupou um lugar especial numa universidade de renome.

Em 1998, Irene Fonseca tornou-se diretora do Center for Nonlinear Analysis (Centro de Análise Não Linear) da Universidade de Carnegie Mellon. Aqui, a cientista tem como o seu principal papel investigar e treinar em matemática aplicada na interface entre a matemática, ciências físicas e engenharia

Anos mais tarde, em 2003, foi nomeada Mellon College of Science Professor of Mathematics e em 2014 foi nomeada professora universitária. É fellow da American Mathematical Society e da Society for industrial and Applied Mathematics, da qual foi presidente por dois anos, em 2013 e 2014.

Anteriormente, em 2012, a Universidade Nova de Lisboa concedeu a Irene Fonseca o grau de Doctor Honoris Causa, tendo-se ainda sido atribuído o prémio Seeds of Science da Ciência Viva.

Irene Fonseca é autora de vários livros e possui mais de 100 publicações relacionadas com a sua investigação. É ainda editora de 16 revistas profissionais de ciência e investigação, sendo ainda membro de 10 painéis de avaliação científica de centros de investigação, institutos e departamentos de matemática nos Estados Unidos e Europa.