Tudo pelo bicampeonato. O mês que agora termina poderá ter determinado o mercado de inverno mais dispendioso de sempre na SAD do Benfica.
O clube da Luz poderá estar perto de bater o recorde de investimento no mercado de inverno com gasto potencial de 42,5 milhões de euros, de acordo com contas apresentadas pela plataforma "Transfermarkt".
Em segundo lugar na Liga Portugal e com a Liga Europa para disputar, as "águias" apostam tudo na qualificação direta para a próxima edição da Liga dos Campeões. Recorde-se que, em virtude do lugar que a Liga portuguesa ocupa no ranking (sétimo lugar), só uma equipa nacional vai entrar diretamente na prova já que o segundo classificado terá que disputar uma eliminatória e um 'playoff'.
Quatro jogadores e mais de 40 milhões de euros
Só em janeiro, o SL Benfica já contratou quatro jogadores com um gasto previsto de 42,5 milhões de euros, sendo o maior investimento para já será aquele direcionado para Marcos Leonardo, já que o avançado brasileiro deixou o Santos e assinou pelo clube da Luz por 18 milhões de euros, um dos maiores investimentos do clube nesta janela de mercado.
Já os outros três futebolistas - os argentinos Rollheiser e Prestianni e o espanhol Álvaro Carreras - vão implicar gastos adicionais que, potencialmente, vão fazer com que janeiro de 2024 entre na história da SAD encarnada.
O extremo argentino Benjamín Rollheiser vem emprestado com cláusula de compra obrigatória de 9,5 milhões de euros por 90% do passe; o defesa-esquerdo espanhol, Álvaro Carreiras, vem com opção de compra de seis milhões de euros e, por fim, Gianluca Prestianni vai custar aos cofres da SAD cerca de nove milhões de euros quando fizer 18 anos.
Ao todo, a SAD do Benfica já gastou 87 milhões de euros em contratações esta temporada, sendo que Marcos Leonardo é apenas a terceira contratação com o valor mais elevada, sendo superado por Arthur Cabral (20 milhões), Orkun Kokcu (25 milhões). Anatoliy Trubin (10 milhões) e David Jurásek (14 milhões - entretanto já emprestado aos alemães do Hoffenhein) são outras das contratações avultadas na Luz esta temporada.
Rivais (muito) mais comedidos
Numa janela em que os três "grandes" conseguiram manter as principais "armas" para manterem-se competitivos face ao objetivo de entrar diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões, Sporting CP e FC Porto fizeram poucas alterações no seu plantel no que toca a reforços.
Se o FC Porto contratou o defesa central Otávio ao Famalicão (por 12 milhões de euros) neste período, os "leões" fizeram mexidas cirúrgicas com alguns empréstimos e as contratações do central Rafael Pontelo ao Leixões (700 mil euros) e do médio Koba Koindredi ao Estoril (por quatro milhões de euros).