Como é que o grupo Inetum vê o avanço da Inteligência Artificial nos últimos anos? De que forma o tem aplicado, enquanto empresa no ramo tecnológico?
A Inetum iniciou o desenvolvimento de capacidades de IA com o nosso Departamento de Inovação há cerca de seis ou sete anos e, desde essa altura, expandiu a sua integração em toda a organização. Estamos atualmente a assistir a uma aceleração significativa em linha com a evolução das tendências do mercado Inteligência Artificial Generativa (GenAI).
Enquanto líder europeu em serviços digitais, enfrentamos um duplo desafio: implementar internamente de forma eficaz a IA e a GenAI para maximizar os seus benefícios; e fornecer aos nossos clientes serviços de ponta a ponta de alta qualidade relacionados com a GenAI, em colaboração com parceiros estratégicos.
A IA e a GenAI atuam como catalisadores preponderantes para promover modelos de negócios inovadores, acelerar o tempo de colocação no mercado, reduzir custos e realinhar os recursos humanos para se concentrarem em atividades essenciais.
A IA é algo que já está incorporado nas tarefas diárias da Inetum? De que forma? Que áreas mais fazem recurso da IA?
No âmbito da nossa estratégia de implementação da GenAI, todos os colaboradores da Inetum estão a receber formação em GenAI através do nosso programa "Do You Speak GenAI", que apresenta conteúdo avançado sobre GenAI, disponibilizado através de um Sistema de Gestão de Aprendizagem. Além disso, contam com o nosso GenAI Playground, uma ferramenta semelhante ao ChatGPT, segura e compliant. Até à data, mais de metade da nossa força de trabalho teve formação e está certificada.
Colaboradores de várias áreas, incluindo funções técnicas (developers, líderes técnicos, arquitetos, designers, etc.) e funções mais administrativas (Recursos Humanos, Vendas, Finanças, Jurídico, Comunicação, entre outras), podem tirar partido do poder da GenAI nas suas tarefas diárias. Neste sentido, estamos a avaliar ativamente o impacto da GenAI nas responsabilidades do dia a dia das nossas equipas.
Os departamentos mais relacionados com criação de conteúdo, como Recursos Humanos e Jurídico, estão entre os principais beneficiários da tecnologia de IA, dada a sua capacidade de procurar informação em variados repositórios de conhecimento, analisar documentos complexos e gerar conteúdo, particularmente em formatos textuais. Partilhamos e guiamos os nossos clientes com casos de uso reais, disponibilizando inclusivamente programas de formação altamente específicos, baseados em programas implementados internamente com sucesso.
A IA tem sido um desafio à forma como o mundo empresarial opera atualmente?
Sem dúvida. A IA apresenta um desafio incrível para todas as empresas devido ao seu potencial transformador. Inicialmente, as empresas devem explorar a adoção desta tecnologia e implementar estratégias abrangentes de gestão de mudança. Posteriormente, devem explorar a sua aplicabilidade em várias tarefas e processos para avaliar o seu potencial impacto. Por fim, as empresas devem estar preparadas para o impacto transformador que a IA pode ter nas suas principais operações e na criação de serviços inovadores e de valor acrescentado.
A Inetum lançou recentemente a Gen AI Factory. No que consiste?
A GenAI Factory atua como um centro de excelência para GenAI, onde os nossos melhores talentos, desde Consultoria de Negócios a especialistas em Tecnologia, colaboram diariamente para fornecer soluções de ponta a ponta para os nossos clientes. A GenAI Factory internacional é fundamental na formação, identificação de casos de uso, condução de Provas de Conceito (PoCs) e apoio aos clientes na expansão dos seus projetos e programas iniciais para aprimoramento de negócios e TI.
De que forma é que a IA está a moldar o futuro dos processos empresarias?
A IA está a revolucionar os processos empresariais, permitindo a automatização parcial ou total de muitas tarefas unitárias. O desafio fundamental agora é equilibrar a automatização com o envolvimento humano. As nossas soluções permitem a antecipação e a previsibilidade, diferenciando-nos no mercado.
Em RH, agilizamos a justificação de ausências e o upload de documentos através da nossa abordagem 'JustDrop', integrada com o SAP S/4HANA on-premise e Success Factors. Estamos também a lançar um projeto semelhante para a Fundação Calouste Gulbenkian.
Com a SAP, aumentamos a eficiência em processos como Order to Cash (O2C), Procure to Pay (P2P) e Hire to Retire (H2R), usando SmartAgents, integração multiplataforma e automatização. Esses agentes inteligentes automatizam o processamento de dados, imagens, vídeos e som, transformando dados estruturados e não estruturados em insights acionáveis.
Qual o impacto da IA na Inetum Solutions?
A Inetum Solutions, tal como o resto da empresa, enfrentam o duplo desafio de tirar partido da GenAI para melhorar as competências e apoiar a oferta global de GenAI. Adicionalmente, atuamos como uma ponte entre os nossos parceiros de GenAI (como Microsoft, IBM e Google) e plataformas estratégicas (como ServiceNow, SAP e Salesforce), integrando capacidades de IA avançadas para aprimorar processos, como a implementação do Microsoft Azure OpenAI na SAP para agentes conversacionais avançados.
Como é que as empresas olham para as possibilidades oferecidas pela GenAI?
No mercado português, existe um interesse crescente em IA entre os clientes que procuram entender o retorno do investimento. Os maiores clientes estão a observar cautelosamente os avanços na implementação da IA antes de fazerem investimentos significativos, com alguns a apostarem em testes e Provas de Conceito (PoCs) para futuras considerações.
O mercado português parece estar numa fase preparatória, com a previsão de casos de uso e compromissos substanciais em IA nos próximos anos. Neste sentido, a Inetum procura ativamente conduzir inúmeras Provas de Conceito e Pilotos para clientes em Portugal.
Criámos um think-tank Europeu sobre GenAI, reunindo cerca de 50 clientes de França, Espanha e Bélgica para explorar em conjunto as oportunidades, os riscos e o potencial de expansão da GenAI dentro das empresas, fomentando uma visão partilhada para a transformação impulsionada pela IA.