A Altice Portugal tem planos para afastar mil trabalhadores, o que significa 16% da força de trabalho de que dispõe. Em causa está a implementação da IA na operação da empresa de telecomunicações.
Segundo reporta a Bloomberg, que faz menção a declarações do presidente do sindicato dos trabalhadores da Altice Portugal, Jorge Félix, 800 trabalhadores aderiram a um programa de rescisão contratual em julho. A estes somam-se outros 200 com os quais a empresa já tinha chegado a acordo para as respetivas saídas.
A implementação de ferramentas associadas à Inteligência Artificial (IA) está na base da decisão, na medida em que estas permitem realizar tarefas monótonas que, até aqui, eram realizadas por trabalhadores humanos. De resto, trata-se de uma transição que está a ocorrer um pouco por todo o mundo e nos mais variados setores da economia.
O relatório "Futuro dos Trabalhos" ("Future of Jobs" no nome original, em inglês), publicado pelo World Economic Forum em fevereiro de 2025, aborda este tema. Ora, de acordo com os empresários inquiridos, 41% das empresas tem em mente a redução das forças de trabalho nos próximos 5 anos, em resultado da IA. Neste âmbito, entre os trabalhos que deverão estar mais expostos a esta decisão estão aqueles que envolvem a introdução de grandes quantidades de dados.
Ao mesmo tempo, são 77% os que querem dar aos respetivos trabalhadores as skills necessárias para que possam trabalhar com recurso a IA, de acordo com o mesmo estudo.