A bolsa de Lisboa perdeu 0,42% na sessão desta segunda-feira e terminou com 6.064,71 pontos, em linha com o sentimento vivido entre os mercados europeus, que refletiu os dados referentes ao sector industrial na zona euro, cuja tendência de queda registou um ligeiro agravamento.
Entre as cotadas em Lisboa, as ações da EDP desvalorizaram 2,92%, ao passo que a EDP Renováveis perdeu 2,67% na sua cotação em bolsa. Simultaneamente, a Galp derrapou 1,35%, em reflexo da descida que se registava no preço do barril de Brent, quando terminou a sessão bolsista.
Porém, nem para todas as energéticas esta foi uma sessão positiva, já que a Greenvolt, que opera no mesmo sector, adiantou-se 1,97%. No que respeita à banca, o BCP ganhou 1,54%.
Os mercados europeus refletiram os dados macroeconómicos que indicam alguma intensificação da queda da indústria na zona euro, de tal forma que nem mesmo a inesperada desaceleração das perdas do sector nos Estados Unidos resultou numa inversão do sentimento negativo dos investidores.
Entre os principais índices, o de Itália registou a queda mais acentuada, na ordem de 1,39%, seguida de perto pelo Reino Unido, que resvalou 1,29%, ao passo que Espanha recuou 1,16%. O principal índice de Paris registou perdas na ordem de 0,95%, ao passo que a Alemanha tombou 0,91% e o índice agregado Euro Stoxx 50 escorregou 0,90%.