Skip to main content

Grupo de trabalho sugere pagar resgate europeu em 60 anos

Relatório sobre sustentabilidade da dívida é apresentado esta sexta-feira. Peritos defendem que Governo negoceie a redução dos juros e o prolongamento dos prazos dos empréstimos da União Europeia. Já a dívida do FMI deve ser reembolsada antecipadamente.

O grupo de trabalho criado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda para avaliar a sustentabilidade da dívida pública apresenta esta sexta-feira um relatório que defende a reestruturação dos 51,6 mil milhões de euros dos empréstimos de fundos europeus recebidos por Portugal ao abrigo do Programa de Assistência Económica e Financeira, em 2011. Essa dívida seria paga em 60 anos, com juros mais baixos, com os peritos a assumirem que outras “medidas pontuais” para reduzir os encargos com juros teriam apenas um efeito “modesto”.
O relatório “Sustentabilidade das Dívidas Externa e Pública” será apresentado esta sexta-feira na Assembleia da República. Haverá declarações por parte do Secretário de Estado do Orçamento, João Leão, e dos representantes do PS e do BE no grupo de trabalho. O grupo foi coordenado por João Leão e integra representantes dos dois partidos, dos Assuntos Parlamentares e vários economistas: Francisco Louçã, Miguel St. Aubyn, Pedro Gil, Ricardo Cabral e Ricardo Paes Mamede.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico