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Goparity quer captar 20 milhões de investimento só este ano

Com possibilidade de estender os investimentos à União Europeia, a empresa, que chegou a ser selecionada para a Google For Startups Residency, quer angariar em apenas um ano mais de 50% do que acumulou desde 2019. Também aqui, a internacionalização é a chave.

Empresa especializada na gestão de empréstimos para realizar investimentos em projetos sustentáveis, a Goparity quer “captar só este ano os 20 milhões de euros”, depois de, desde 2019 e até abril passado, ter acumulado 35 milhões, disse ao JE o CEO e co-fundador do projeto, Nuno Brito Jorge. A insistência na internacionalização dos investimentos é a estratégia que alavancará o crescimento dos investimentos – possível nomeadamente porque a empresa tem licença para operar na União Europeia desde janeiro passado, disse o CEO da Goparity.

A América Latina e África estão também no radar da empresa – que surgiu em 2017 mas na prática só passou a funcionar depois da pandemia. O lançamento de outros instrumentos de investimento – nomeadamente contas para crianças. A Goparity investe essencialmente em crowdfunding e Exchange Traded Fund (ETF, fundos de índices cotados) e permite a entrada no sistema com um mínimo de cinco euros. Com maturidades e taxas fixas – mas com o capital não garantido – a taxa média de rentabilidade está acima dos 6% no intervalo dos últimos 12 meses.

Com dezembro passado a ser “o melhor mês de sempre” para a empresa, a Goparity já diversificou investimentos em cerca de 150 empresas e três continentes distintos. Canadá, República Dominicana e México são as três geografias onde chegou mais recentemente.

O impacto dos investimentos – que obedecem invariavelmente a uma lógica de sustentabilidade permitiu, segundo a empresa, criar ou manter 4.724 empregos – com o impacto a estender-se a mais de 89 mil pessoas. Os projetos apoiados agregam 1.488 hectares de área sustentável.

O financiamento alternativo a empresas com impacto positivo nas pessoas e no planeta, o motivo da existência da Goparity, desenvolve-se essencialmente e cinco planos distintos. Sendo dados fornecidos pela empresa, são os seguintes: água e economia azul – uso eficiente da água, compatível com o ciclo de vida da água, gerando o minimo de poluição e permitindo a exploração de recursos marinhos sem impacto negativo nos ecossistemas aquáticos, 29 projetos financiados; negócio empresarial e industrial que integra totalmente os princípios da economia circular, em todo o seu ciclo de vida, alcançando um impacto zero negativo nos ecossistemas e comunidades, 83 projetos financiados; uso sustentável da terra, respeitando a relação com o planeta e todos os seres vivos, permitindo o uso consciente da terra de modo a preservar e restaurar solos, biodiversidade e ecossistemas, 13 projetos financiados; economia social para uma sociedade inclusiva com acesso justo a oportunidades, educação, cultura e saúde, sustenida por comunidades fortes e resilientes e organizações sustentáveis e responsáveis, 47 projetos financiados; e energia sustentável para um sistema energético renovável e descentralizado, no qual a energia tem um preço justo e é acessível a todos, e é usada da maneira mais eficiente, 180 projetos financiados.

Um dos exemplos mais recentes da estratégia de negócio da Goparity foi o lançamento de uma nova campanha em conjunto com a espanhola NGRT, que tem como objetivo incentivar portugueses a investir no desenvolvimento de uma solução inovadora para prevenir acidentes e perturbações em redes ferroviárias.

“A campanha tem como objetivo angariar 150 mil euros através de crowdlending e consiste na concessão de um empréstimo à NGRT para assegurar os prazos de comercialização da sua tecnologia e fabricar mais sistemas de monitorização, com a capacidade de  identificar em tempo real problemas e perturbações dentro da infraestrutura ferroviária (desde carris partidos, deslizamentos de pedras e lama, inundações, pessoas ou animais na via e danos nos comboios, entre outros)”, explicava a Goparity em comunicado há pouco mais de um ano.

Os investidores entraram no projeto através do website (com os tais cinco euros como mínimo para aderir ao sistema, que renderão, era essa a proposta, juros mensais de 5,85% durante dois anos. Em última instância, referia o comunicado, os investidores também contribuíram para que a solução da empresa espanhola continue a mitigar significativamente as consequências de eventos climáticos extremos para a indústria ferroviária, que na Europa já contribuiu para a poupança de 8,4 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.

Nuno Brito Jorge destacava na altura que “esta é uma excelente oportunidade para os investidores diversificarem o seu portfólio, que permite ter um impacto real numa das indústrias mais relevantes do mundo. Em cerca de cinco dias foram angariados mais de 70 mil euros de mais de 590 investidores”.

Em 2020, a A GoParity foi uma das nove startups selecionadas para a 4ª edição da Google For Startups Residency, o programa de crescimento free equity para startups tech da Google. O processo contou com cerca de 500 candidatos, dos quais apenas 15 passaram à fase final, de onde resultaram as 9 startups selecionadas.