O Grupo Dramático e Sportivo de Cascais Futebol SAD foi adquirido pelo fundo neerlandês ve2ventures, venture studio que tem um plano "ambicioso" para o futuro do clube e da região e apresenta como meta chegar à 2ª Liga portuguesa até 2030 e às competições europeias num prazo de 10 anos.
"Com um plano ambicioso e uma visão transformadora, a ve2ventures pretende posicionar o GDS Cascais como um modelo de excelência desportiva e inovação, fortalecendo em simultâneo os laços com a comunidade local e promovendo o desenvolvimento sustentável", pode ler-se no comunicado que confirma esta transação.
Fundada em 2023, a ve2ventures é especializada no desenvolvimento de produtos digitais inovadores para as indústrias do desporto, dos media e do entretenimento. Com sede em Amesterdão, Países Baixos, o venture studio combina mais de 50 anos de experiência colectiva dos membros da sua equipa, que desempenharam papéis fundamentais em empresas e organizações como a Airbnb, Eleven Sports, Adidas, Eurosport, 433, HP, PayPal, eBay e Fanatics.
Em entrevista ao JE, David Dwinger, CEO da ve2ventures, acredita que este é um investimento que tem tudo para correr bem: "A localização incrível, combinada com uma equipa de pessoas apaixonadas e competentes, deixou claro que o GDS Cascais tinha todos os ingredientes necessários para criar algo extraordinário".
Que planos têm para o GDS Cascais? Que potencial "único", como já referiram, justificou este avanço?
O grupo adquiriu uma participação maioritária no GDS Cascais Futebol SAD, que supervisiona a equipa principal de futebol e a equipa de sub-19 a partir da época 2025/26. A singularidade deste acordo assenta em três fatores principais: a localização, as pessoas que iniciaram este projeto e o modelo de negócios inovador que construíram do zero. Com estas bases sólidas, podemos agora trazer a nossa experiência para fazer crescer exponencialmente todos os aspectos do clube, particularmente na "Área de Performance". O nosso objetivo comum é alcançar as competições profissionais o mais rapidamente possível, estabelecendo um novo padrão de excelência no futebol português.
Como foi o processo de escolha do GDS Cascais para avançar para o investimento?
Temos vindo a explorar potenciais investimentos em clubes de futebol há algum tempo, realizando pesquisas de mercado e envolvendo-nos com stakeholders em Portugal. Esta oportunidade começou com um e-mail do atual CEO do clube, que apresentou os seus objetivos a longo prazo e as conquistas recentes. A partir daí, foi estabelecida uma ligação, levando a meses de due diligence e discussões.
O momento crucial surgiu quando visitamos Cascais pessoalmente e conhecemos as pessoas por detrás do projeto. A localização incrível, combinada com uma equipa de pessoas apaixonadas e competentes, deixou claro que o GDS Cascais tinha todos os ingredientes necessários para criar algo extraordinário.
Acreditam que vão ser cumpridos os objetivos deste plano "ambicioso": competições europeias em 2034?
Alcançar as competições europeias até 2034 é um objetivo audacioso, mas alcançável. Representa o culminar de objetivos a curto e médio prazo em várias áreas do negócio. Entendemos o ceticismo, especialmente tendo em conta o número de "projetos" lançados recentemente no país, mas estamos a trabalhar com profissionais experientes que sabem como entregar resultados. Alguns já alcançaram sucessos semelhantes em outros contextos e funções.
Fizemos o nosso trabalho de casa. Embora o desafio seja enorme, estamos focados em proporcionar as melhores condições possíveis para que a equipa e o staff possam ter o melhor desempenho tanto dentro como fora de campo. Esta abordagem dá-nos confiança para acreditar que podemos alcançar estes objetivos ambiciosos.
O desporto tem hoje uma componente digital que é incontornável em qualquer estratégia de crescimento: o que será feito nesse capítulo?
Na ve2ventures a tecnologia está no centro de tudo o que fazemos e vamos garantir que o GDS Cascais beneficie das últimas inovações. A tecnologia irá impulsionar a tomada de decisões em áreas como prospecção, análise, fisiologia e gestão do clube, oferecendo uma vantagem competitiva. O clube já utiliza várias ferramentas avançadas nestas áreas e estamos empenhados em manter-nos na vanguarda da integração de IA nas operações desportivas.
No âmbito digital, estamos a investir em tornar o clube acessível e envolvente, como qualquer clube de futebol moderno deve ser. Todos os nossos jogos são transmitidos em direto nos nossos canais e a nossa estratégia nas redes sociais já supera a de muitos clubes. Estes esforços ajudarão a construir uma marca global, mantendo-nos conectados com os nossos adeptos locais.
A ligação à comunidade vai ser fundamental para o sucesso deste investimento?
A comunidade é central na nossa visão para o GDS Cascais, e este projeto só prosperará com o seu envolvimento e apoio. Estamos a focar-nos em três áreas-chave para fortalecer esta ligação:
A primeira passa pelo desenvolvimento de jogadores: O nosso objetivo é criar um ambiente onde rapazes e raparigas de Cascais e das áreas circundantes possam jogar futebol de forma segura, com treinadores e educadores de excelência e com caminhos claros tanto para jogadores amadores como para atletas de alto rendimento. Queremos que estes jovens atletas se tornem as futuras estrelas da nossa equipa principal ou que contribuam fora de campo como staff ou administradores.
Ao nível do complexo desportivo, estamos a trabalhar para identificar uma localização adequada para construir instalações desportivas de última geração que sirvam não só o GDS Cascais, mas também a comunidade em geral. Para alcançar isto, contamos com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e de clubes locais para unir esforços e estabelecer o melhor complexo desportivo da área metropolitana de Lisboa.
Uma base de adeptos forte é essencial para o crescimento de qualquer clube de futebol. O nosso objetivo é representar todos os habitantes de Cascais, incluindo as quatro freguesias do município. Desde o início desta temporada, temos criado iniciativas para trazer mais pessoas ao estádio, como a nossa "Guest Lounge", que oferece catering gratuito e uma experiência premium no dia de jogo.
Além disso, estamos em conversações com uma marca de roupa desportiva bem conhecida para lançar uma linha de merchandising e streetwear, para que as pessoas possam apoiar o GDS Cascais com orgulho, tanto como um clube como uma marca de estilo de vida.
Cascais é um centro de pessoas talentosas e influentes, e pretendemos aproveitar os seus recursos para tornar o GDS Cascais um dos principais destinos de futebol a nível mundial, tal como a região já fez para o turismo, o empreendedorismo e outros desportos como o rugby, a vela e o golfe.