Fernando Campos Nunes é o 10.º mais rico de Portugal, segundo o ranking da Forbes dos 50 milionários portugueses. De acordo com a revista, o empresário tem uma fortuna avaliada em 1.596 milhões de euros.
Do portefólio de investimentos do empresário de Viseu faz parte o grupo Visabeira, Vista Alegre Atlantis, Bordallo Pinheiro, TV Cabo Angola, TV Cabo Moçambique, hotéis e imobiliário.
O empresário de Viseu criou, em 1980, com o seu irmão Daniel (entretanto falecido), o grupo Visabeira, que agrega empresas com know-how consolidado nas áreas das telecomunicações, energia, tecnologia e construção.
Durante os primeiros anos, o grupo dedicou-se à formação de várias empresas a atuar nestes setores, para construir soluções cada vez mais globais. Em 1985, cria-se a agência de viagens Mundicor.
Em 1986, adquire uma das maiores discotecas do país e, no ano seguinte, entra no imobiliário, com a Quinta do Bosque, comprando também uma unidade de restauração, o Rodízio Real.
Depois de ter enveredado pelas mais diversas áreas, o grupo cria, em 1989, uma holding gestora de todas as suas ações.
Já em 1990, entra no mercado de telecomunicações em Moçambique com a Televisa Moçambique, que atua no setor de engenharia de redes de telecomunicações e eletricidade.
Foi também pioneira na televisão por cabo em Portugal com a Cabo TV Madeirense e TV Cabo Açores.
A TV Cabo Moçambique data de 1996 e no ano seguinte o grupo chega a Angola. Em 2006, chega a TV Cabo Angola.
Em 2009, adquire a empresa Bordallo Pinheiro e a Vista Alegre, Atlantis, Capoa e Cerexpor.
No setor do turismo, o grupo opera as marcas de hotéis Montebelo, em Portugal, e Girassol, em Moçambique, país onde também explora o Parque Nacional da Gorongosa.
Atualmente já não é Fernando quem está à frente do grupo. Ainda assim, um dos seus filhos, Fernando Daniel Campos Nunes, ocupa um assento no conselho de administração, cujo presidente é Nuno Terras Marques.