Já há sucessor para o líder dos muçulmanos e xiitas ismailis, Aga Khan, que morreu na passada terça-feira. O príncipe Rahim, o seu filho mais velho, vai ser o 50.º Imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas.
O nome de Rahim para suceder a Agan Khan ficou decidido em testamento, tendo sido escolhido pelo príncipe entre os seus três filhos homens Hussain, Rahim e Aly. Rahum vai adotar o nome de príncipe Rahim Aga Khan V.
O novo Imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas é o filho mais velho de Aga Khan, nascido a 12 de outubro de 1971 e formou-se em 1955 na Universidade Brown (EUA), com uma licenciatura em Literatura comparada. O agora líder dos muçulmanos ismaelitas está envolvido, há mais de 20 anos, na gestão da rede Aga Khan para o desenvolvimento (AKDN) e é presidente do comité executivo do fundo para o desenvolvimento económico.
Pai de dois filhos, o príncipe Irfan e o príncipe Sinan, Rahim em demonstrado preocupações com as alterações climáticas, liderando trabalhos na rede de proteção ambiental e mitigação destas alterações.
Relembre-se que Aga Khan morreu na passada terça-feira em Lisboa, com 88 anos, tendo sido líder espiritual para cerca de 15 milhões de fiéis, sendo considerado por muitos como “um Deus na Terra”.