Skip to main content

Filha do fundador da Walmart é a 15.º mais rica do mundo

A empresária Alice Walton é a única filha de Sam Walton, fundador da Walmart, e é a mulher mais rica do mundo. Alice e os seus irmãos detêm cerca de 46% da empresa fundada pelo pai.

Alice Walton é a 15.ª pessoa mais rica do mundo, segundo o ranking dos bilionários da Forbes Internacional. De acordo com a revista, a empresária norte-americana tem uma fortuna avaliada em 86,1 mil milhões de euros.

Alice é a única filha de Sam Walton, fundador da Walmart, e é a mulher mais rica do mundo. Ela e os seus irmãos detêm cerca de 46% da empresa fundada pelo pai.

Sam Walton nasceu em 1918 em Oklahoma, fez serviço militar em 1942 e, em 1950, abriu a sua primeira loja, a Walton’s 5&10, em Bentonville, no Arkansas. O sucesso da sua primeira loja levou-o a aumentar a parada e, em 1962, abriu o primeiro Walmart, que se destacou pela sua estratégia de “preços baixos todos os dias”.

O sucesso deste supermercado foi grande, pois, em 1967, a família já tinha 24 lojas, que faturavam cerca de 12,7 milhões de dólares. No início dos anos 70, a empresa passou a ser uma empresa de capital aberto, tendo a sua primeira ação sido vendida por 16,50 dólares.

No final do ano, a cadeia de supermercados expandiu o negócio e abriu a primeira farmácia, e foi também criada a fundação Walmart.

É nos anos 80 que a empresa atinge o marco dos mil milhões de dólares anuais em vendas e chega às 276 lojas. Já em 1991, o grupo expande-se internacionalmente e abre o primeiro Sam’s Club na Cidade do México.

Sam Walton morreu em 1992, pouco tempo depois de receber a Medalha da Liberdade.

Alice chegou a trabalhar na empresa, principalmente na área das compras de roupas infantis, mas acabou por mudar de ramo, focando-se na curadoria de arte. Dentro desta área, a empresária presidiu o Museu de Arte Americana Crystal Bridges da família durante cerca de uma década.

Durante os últimos anos, a aposta de Alice tem sido a filantropia, tendo investido mais de 5,7 mil milhões de dólares em cinco fundações familiares de beneficência que distribuíram mais de 1,1 mil milhões de dólares em fundos.