Skip to main content

Ensino Superior: as vagas para este ano, as notas do ano passado e o calendário da primeira fase

Concurso nacional de acesso ao Ensino Superior público arrancou esta segunda-feira, com 56,939 vagas. Termina a 6 de agosto e os resultados são divulgados a 23. O calendário é o que estava aprovado. Onde haverá alteração é na segunda fase, para permitir a realização da "época especial" de exames do secundário, que corresponde à segunda fase para os alunos prejudicados pela teia

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior na sua primeira fase, vai cumprir o calendário: arranque esta segunda-feira, 20 de julho, e terminus a 6 de agosto, sendo os resultados divulgados a 23 desse mesmo mês.

Os alunos que pedirem a reapreciação do exame vão poder concorrer com a nota revista à primeira fase, tendo três dias para alterar a candidatura.

Os "constrangimentos informáticos" e os "erros de procedimento" que se verificaram ao longo do processo de correção digital dos exames nacionais do ensino secundário, mergulhando alunos, pais, professores e diretores de escolas em angústia e stress, nos últimos dias, não impactarão a fase inicial do concurso.

Ministro da Educação mantém data da 1.ª fase do concurso ao ensino superior e cria “época especial” para alunos prejudicados

Onde haverá alteração do calendário é na segunda fase, que deveria arrancar a 24 de agosto e encerrar a 2 de setembro, com os resultados a serem tornados públicos no dia 13.

A alteração deve-se à criação de uma "época especial" em setembro para os alunos que não realizarem agora a segunda fase dos exames por não disporem de "toda a informação necessária". Para os alunos prejudicados pelos processo, a "época especial" corresponde, assim, à segunda fase dos exames, que se inicia hoje, 21 de julho.

A concurso estão 56.790 vagas anunciadas em 16 de fevereiro IES,IP_VAGAS_2026-2027_NOTA_ÚLTIMO_COLOCADO_1ªFASE_2025_16.02.2026 a que acrescem 149 resultantes de pequenos ajustes feitos pelas universidades e politécnicos e que pode consultar aqui: Total_VagasTransf_1F_CNA_2026_fvp

Concurso de acesso ao ensino superior: vagas para 2026/27 voltam a subir e totalizam 56.790 

Este ano, as licenciaturas em Educação Básica disponibilizam 1.344 lugares, o que representa um acréscimo de 12%, o que corresponde a 147 lugares.

Em Medicina existem 1.656 vagas (mais 62 do que este ano), 40 das quais devido à abertura de um novo curso na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e de um reforço de 22 na Universidade de Coimbra.

De acordo com os dados iniciais, 13 universidades aumentam o número de vagas face ao ano passado, a Universidade da Madeira mantém (714) e a Universidade do Algarve diminui, contando com menos cinco lugares. No total, oferece 1.651 lugares.

Os maiores aumentos verificam-se nas Universidades de Coimbra: mais 163, para um total de 3.905 e Nova de Lisboa: mais 119, para 2.991.

Nos politécnicos, que inclui as Escolas Superiores Náutica Infante D. Henrique e de Hotelaria e Turismo do Estoril, seis institutos diminuem o número de vagas em relação ao ano passado, com destaque para Guarda e Viana de Castelo.

Além das quais 56 mil vagas do concurso nacional, este ano são disponibilizadas 21.493 através dos Regimes e Concursos Especiais, mais 631 do que no ano passado, o que perfaz 78.283 vagas para estudar no ensino superior público em 2026/2027.

Já o ensino superior privado disponibiliza um total de 29.315 vagas, o que representa um acréscimo de 1.417 em relação ao presente ano letivo.