Skip to main content

“Em Portugal, o Benfica já não tem margem para crescer”

Com a Europa cada vez mais longe dos emblemas portugueses, António Simões, antigo jogador das ‘’águias’, acredita que o segredo para crescer está na internacionalização. E dá a receita.

Com a conquista do título assegurada, importa analisar o que pode ser o SL Benfica na próxima temporada e como pode o clube da Luz capitalizar internacionalmente o regresso à hegemonia do futebol português. Em declarações ao Jornal Económico, António Simões, ex-jogador do SL Benfica e da Seleção Nacional, encara a próxima época com otimismo mas aponta alguns desafios que o emblema encarnado irá enfrentar nas próximas temporadas. Para o antigo internacional português, e apesar do desejo de Luís Filipe Vieira em chegar a um título europeu na próxima época, esta é uma ambição demasiado elevada, não só para o atual campeão nacional, como para qualquer emblema português: “Sinceramente, não acredito e isto é válido para qualquer equipa portuguesa. Tendo em conta aquilo que é o mercado e os critérios bem definidos tanto da FIFA como da UEFA, não vejo como é que uma equipa portuguesa possa chegar ao título de campeão europeu. Os grandes jogadores portugueses acabam por emigrar, é inevitável. Os clubes em Portugal não têm possibilidades para resistir a ofertas de 40 ou 50 milhões… hoje fala-se de milhões como se falássemos em escudos”.
Sendo assim, e tendo em conta a dificuldade de crescer desportivamente onde os milhões ‘falam cada vez mais alto’, António Simões tem a receita para o que deve ser a aposta do SL Benfica nos próximos anos: internacionalização. Para o antigo jogador, onde o campeão nacional tem que se internacionalizar “não é desportivamente mas sim do ponto de vista financeiro”. O antigo extremo-esquerdo do SL Benfica e da Seleção Nacional acredita que “em Portugal, o SL Benfica já não tem margem para crescer” e que o clube da Luz “tem que se internacionalizar, ir para outros mercados, instalar-se nesses mercados e saber divulgar aquele que é o potencial da sua marca”.
“Vai ser difícil segurar” Félix
Uma das imagens de marca do clube passa formação de futebolistas e a verdade é que os ‘miúdos’ do Seixal chegaram ao plantel principal e recolocaram a ‘águia’ na rota do título quando já parecia difícil impedir o bi-campeonato por parte do FC Porto. E quando se fala na formação, é inevitável falar de João Félix e de uma cláusula de 120 milhões de euros que não deverá resistir ao apetite voraz dos designados ‘tubarões’ europeus. António Simões acredita que “vai ser difícil que o SL Benfica consiga segurar João Félix para a próxima temporada” e isso está relacionado com o “cariz formador e vendedor” dos clubes portugueses. No entanto, Simões não dramatiza a mais que provável saída de Félix e acredita que no Seixal estão jogadores que farão esquecer a ‘estrela’ do futebol encarnado.
Lage e o convite “envenenado”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico