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DS 4: O luxo francês “ataca” premiuns alemães

Em novembro vamos ver nas estradas nacionais o mais recente carro da marca de luxo francesa, o DS 4.

Em novembro vamos ver nas estradas nacionais o mais recente carro da marca de luxo francesa, o DS 4. Fomos observá-lo numa apresentação estática com o objetivo de perceber até que ponto o grupo Stellantis consegue criar uma alternativa ao Série 1 da BMW e ao Classe A da Mercedes. E o resultado é avassalador. Em termos de design é inspiracional, refletindo aquilo que de melhor a marca de luxo francesa - que se autonomizou da Citroen - sabe fazer. Com um perfil de SUV a fazer lembrar o DS 7, um dos carros mais atrativos do grupo francês, tem na tecnologia o seu ponto mais forte. Foi lançado com as motorizações a gasolina e diesel, mas escolhemos a motorização híbrida elétrica de 110 cv acoplada a uma bateria de 12,4 kWh e a que se junta um motor de quatro cilindros a gasolina Pure Tech de 180 cv de potência. O resultado deste “casamento tecnológico” é uma autonomia anunciada de 55 km em ciclo WLTP e um binário excecional de 360 Nm que permite ao novo DS 4 acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,7 segundos com um consumo anunciado para os primeiros 100 quilómetros (com bateria) de 1,3 l. E falamos em novo porque a DS tem a motivação inspiracional do famoso “boca de sapo” de 1955 e o primeiro DS nasceu sob a marca Citroen há precisamente 10 anos. Isto significa que a DS é uma marca jovem mas com pedigree de grande campeão. No lançamento da nova gama DS 4 há três variantes: o DS pura, o DS 4 Cross e o DS 4 Performance Line e depois vários níveis de equipamento. Há ainda uma edição La Première, que tem um logo “1” exclusivo e que será a primeira a distribuir pelos compradores. Em termos de série a DS quer fazer jus ao “savor faire” francês e não deixa por mãos alheias a oferta de sistemas de segurança e de infoentretenimento. De série o equipamento inclui airbags frontais, laterais e de cortina, sensor de luz, sensores de estacionamento, arranque mãos-livres sem chave, bancos forrados a tecido Tungstène, climatização automática bi-zona, ecrã tátil de 10 polegadas, rádio com Bluetooth, mirror screen e entrada USB. Ainda de série em todos os modelos temos o painel de instrumentos digital em sete polegadas e os puxadores das portas que são embutidos e que funcionam através de comando. A nível de segurança e também de série o DS 4 apresenta o alerta de saída de faixa com correção automática, o reconhecimento de sinais de trânsito, o alerta de colisão dianteira com travagem de emergência e que funciona em velocidades até 140 km/h e ainda programador com limitador de velocidade, retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente e travão elétrico de estacionamento.

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