Skip to main content

Dois Executive MBA portugueses nos 100 melhores do mundo este ano

No EMBA Financial Times 2024, divulgado esta segunda-feira, o Executive MBA do The Lisbon MBA Católica|Nova ascende ao 49.º lugar e o Executive MBA do Iscte Executive Education sobe oito lugares no Top 100. O ranking é liderado pelo programa da chinesa CEIBS.

O Financial Times Executive MBA Ranking (EMBA) 2024 FT EMBA 2024, cujos resultados são divulgados esta segunda-feira, 14 de outubro, consolida dois nomes portugueses nas suas fileiras: Executive MBA do The Lisbon MBA Católica|Nova e Executive Master in Business Administration (EMBA) do Iscte Executive Education.

O The Lisbon MBA Católica|Nova regista uma subida de 14 posições e ascende à 49ª posição no ranking mundial, entrando pela primeira vez no Top 50. O Executive Master in Business Administration (EMBA) do Iscte Executive Education sobe oito posições relativamente a 2023 e está em 92º

O EMBA FT 2024 contempla programas de perto de três dúzias de países, alguns dos quais em parceria. O CEIBS Global EMBA da China Europe International Business School (CEIBS) é o primeiro da lista mundial e o da ESCP Business School, ministrado em Paris, Londres, Berlin, Madrid e Tum é segundo e primeiro na Europa, continente dominante nesta categoria de formação.

O Global EMBA distingue os 100 melhores programas de Business Administration, tendo em conta critérios como aumento salarial, progressão na carreira, diversidade e componente de responsabilidade social. Os resultados são obtidos através de inquéritos com os alumni e dados recolhidos das escolas de negócios e avaliados pelo jornal.

Parceria Católica-NOVA

O The Lisbon MBA Católica|Nova integra a lista dos melhores do mundo do Financial Times desde 2013, tanto o Executive MBA que iniciou uma nova classe em Setembro de 2024como o International full time MBA que vai abrir a nova classe em Janeiro de 2025.

O programa, uma parceria entre a Católica Lisbon School of Business & Economics, Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e a NOVA School of Business and Economics, da Universidade Nova de Lisboa, subiu 35 lugares em apenas dois anos. Na lista deste ano figura em 49.º no mundo e entra no TOP 25  europeu. 

O EMBA do consórcio Católica-NOVA destaca-se nas várias métricas de empregabilidade e progresso de carreira. Com uma média salarial anual bruta superior a 200 mil dólares/ano e 66% de aumento no salário médio dos seus graduados três anos após a conclusão do programa, alcança o TOP 15 neste indicador entre os MBAs na Europa, o que é demonstrativo da capacidade dos estudantes para alcançarem posições de liderança e impulsionarem a carreira após a graduação. 

O destaque estende-se aos indicadores de sustentabilidade: 11ª posição na Europa em termos da pegada de carbono, que é calculada pela emissão de carbono publicada nos relatórios das duas escolas que desenvolvem em conjunto o programa, assim como a sua classificação entre os 30 melhores MBAs na Europa no critério ESG (Environment, Social & Governance) referente à percentagem desta componente no curriculum das diferentes disciplinas do The Lisbon MBA Executive.

Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA, destaca o objetivo de "proporcionar uma experiência transformacional que vai mais além da aquisição de conhecimento, habilidades e ferramentas, e que se foca no desenvolvimento de competências como o pensamento crítico e estratégico, a excecional gestão de equipas e aquisição de competências de liderança".

Filipe Santos, dean da CATÓLICA-LISBON, e Pedro Oliveira, dean da Nova SBE, consideram, em declaração conjunta enviada à nossa redação, que excelnete desempenho no ranking "reflete a qualidade" do programa e o "sucesso crescente" dos seus graduados no mercado global.

"Estamos orgulhos desta aliança entre as nossas duas escolas de referência mundial – CATÓLICA-LISBON e NOVA SBE, bem como as nossas excelentes parcerias internacionais, entre as quais destacamos o MIT Sloan School of Management, nosso parceiro estratégico desde a criação do programa há 15 anos", afirmam, acrescentando: "Vamos continuar a reforçar o nosso posicionamento mundial e a atrair os melhores talentos para o The Lisbon MBA, reforçando a posição de Portugal nos lugares cimeiros do ensino da gestão a nível mundial".

 

ISCTE

O Executive Master in Business Administration (EMBA) do Iscte Executive Education subiu 8 posições relativamente a 2023 e está entre os 100 melhores programas avaliados em todo o mundo.

O grande destaque para EMBA da escola de formação de executivos liderada por José Crespo de Carvalho está no indicador de School Diversity, em que a percentagem de mulheres é a maior em Portugal, no que respeita ao corpo docente, estudantes e membros do board.

“O Iscte Executive Education continua no TOP 100 do mundo e sobe oito posições no seu Executive MBA", afirma o presidente do Iscte Executive Education. "Não é apenas estarmos de parabéns por termos o nosso Executive MBA entre os 100 melhores do mundo. Porque estamos de parabéns. É muito mais que isso. É em 13.000 escolas de gestão no mundo estarmos nas 100 melhores do mundo para este produto. Estamos a ajudar o ensino superior português a fazer história”.

Coordenado por Dulce Mota e Pedro Fontes Falcão, o Executive MBA do Iscte Executive Education arrancou em setembro, com a totalidade das vagas preenchidas. conta com quase duas décadas e prepara os participantes para uma capacitação para lugares de topo e cargos de administração.

José Crespo de Carvalho felicita “o The Lisbon MBA, o outro Executive MBA português presente no ranking do Financial Times" e parabeniza "todos quantos estão a trabalhar, também, para este desiderato, mas não tiveram hipótese de marcar presença".

"Não obstante, sabemos que no ensino superior de gestão somos dos países mais fortes do mundo. Portugal é também isto. É também feito de grandes vitórias. Nós, Iscte Executive Education, conseguimos mais uma grande vitória”, conclui.