As vendas de abril das 442 lojas da rede Pingo Doce em Portugal registaram uma redução homóloga de 16,3%, refletindo o efeito do confinamento e a impossibilidade das famílias terem celebrado a Páscoa normalmente. O Grupo Jerónimo Martins tem seguido diariamente as vendas de maio, sem ter visibilidade sobre uma recuperação. Em entrevista ao Jornal Económico, o presidente do Grupo JM, Pedro Soares dos Santos, alerta para a alteração dos hábitos de consumo e para o facto de ter constatado que “começa a faltar o dinheiro a muitas pessoas”. Soares dos Santos já alargou as compras do Grupo JM aos pequenos produtores regionais portugueses, de forma a contribuir para o escoamento da sua produção, sem redução do preço de compra ao produtor. O grupo também disponibilizou facilidades de crédito aos pequenos e médios fornecedores, para poderem antecipar recebimentos e evitar estrangulamentos de tesouraria. Em março, os custos incorridos nas unidades de negócio para garantir a segurança e a sustentabilidade das atividades estimam-se em 15,5 milhões de euros. Os projetos de construção de novas lojas e as remodelações foram suspensos.