Skip to main content

Bolsas vivem dia 'verde' na véspera dos dados sobre o comportamento da economia do euro

As praças europeias registaram ganhos na maioria dos mais importantes índices, em antecipação ao PIB da zona euro no período entre janeiro e março. Esta quarta-feira, o BCP apresenta os resultados do primeiro trimestre.

A bolsa de Lisboa registou um sentimento positivo, a par da generalidade das congéneres europeias, na sessão de terça-feira. Os investidores mostraram otimismo na véspera de serem conhecidos dados macro de grande importância, como é o caso do PIB da zona euro no primeiro trimestre, a par da inflação nos EUA em abril.

Por cá o PSI subiu 0,69%, a beneficiar das subidas registadas nas ações de várias cotadas. Os ganhos mais fortes foram da Altri, na ordem de 2,67%, até aos 5,58 euros. Seguiram-se os CTT, em 2,49%, para 4,33 euros, assim como a EDP Renováveis, que se adiantou 2,45% e alcançou os 14,63 euros. Mais atrás, a Mota-Engil somou 2,10% e atingiu 4,08 euros.

Por outro lado, a Galp tombou 0,70% e voltou a ficar abaixo da marca redonda de 20 euros, ao fixar-se em 19,91 euros.

Esta quarta-feira, após o término da sessão, os resultados do Millenium BCP vão estar em destaque, já que vão ser divulgados pelas 17 horas. De recordar que o banco apresentou lucros consolidados de 856 milhões de euros no ano passado, apesar da queda em cadeia de 16,4% no quarto trimestre, até aos 205 milhões de euros.

Olhando às principais praças europeias, destaque para os ganhos de Itália e Espanha, na ordem de 0,95% e 0,79%, respetivamente. Mais atrás, França adiantou-se 0,20%, ao passo que o Reino Unido ganhou 0,18%. Por outro lado, o índice agregado Euro Stoxx 50 resvalou 0,01% e a Alemanha deslizou 0,15% na sessão.

Os ganhos dominaram o dia, na véspera de ser conhecido o comportamento das economias da moeda única no primeiro trimestre. Pelas 10 horas desta quarta-feira, o Eurostat vai divulgar os dados do PIB da zona euro.

Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho vai dar a conhecer a inflação referente a abril. Os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) vão ser avançados pelas 13h30 (hora de Lisboa), na sequência da subida homóloga de 3,5% em março, que coincidiu com um aumento de 0,4% em cadeia.