A bolsa de Lisboa foi protagonista de uma subida de 1,13% na sessão desta terça-feira, até aos 6.438,18 pontos. O dia foi misto no que diz respeito às praças europeias, na véspera de os Estados Unidos divulgarem os dados relativos à sua economia no terceiro trimestre.
Com sinal 'verde', sobressaíram as ações do BCP, que valorizaram 2,80% e alcançaram os 0,3085 euros, ao passo que a Mota-Engil encaixou 2,08%. A EDP adiantou-se 1,91%, ao passo que a EDP Renováveis subiu 1,64%. Em sentido contrário, a maior queda de entre as cotadas foi da Sonae, na ordem de 0,42%.
De resto, hoje mesmo o Banco de Portugal (BdP) vai divulgar importantes dados referentes à confiança dos empresários e dos consumidores em novembro.
Entre os mercados europeus o sentimento foi misto, com a Alemanha a ganhar 0,18% e Espanha a ter o maior avanço, nos 0,75%, num sinal de que os investidores parecem ter boas expetativas sobre os números relativos ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) referente a ambos os países, em novembro. As divulgação está agendada, em ambos os casos para a manhã desta quarta-feira.
Em terreno negativo, Itália tombou 0,36%, seguida pelas quedas de França, nos 0,19%, do Euro Stoxx 50, 0,10% e Reino Unido, em 0,04%.
Olhando para fora do continente europeu, os Estados Unidos vão divulgar dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre. Trata-se de números particularmente importantes um pouco para todo o mundo, já que a economia norte-americana é aquela que tem maior peso em todo o mundo, em termos de valor total do índice.