Skip to main content

Bolsas vivem dia misto na véspera de novidades sobre a maior economia do mundo

A praça lisboeta somou 1,13% esta terça-feira, apesar da sessão sem sentimento definido no que diz respeito às mais importantes praças europeias. Nas próximas horas vão ser divulgados dados referentes ao PIB nos Estados Unidos, que podem impactar as economias um pouco por todo o mundo.

A bolsa de Lisboa foi protagonista de uma subida de 1,13% na sessão desta terça-feira, até aos 6.438,18 pontos. O dia foi misto no que diz respeito às praças europeias, na véspera de os Estados Unidos divulgarem os dados relativos à sua economia no terceiro trimestre.

Com sinal 'verde', sobressaíram as ações do BCP, que valorizaram 2,80% e alcançaram os 0,3085 euros, ao passo que a Mota-Engil encaixou 2,08%. A EDP adiantou-se 1,91%, ao passo que a EDP Renováveis subiu 1,64%. Em sentido contrário, a maior queda de entre as cotadas foi da Sonae, na ordem de 0,42%.

De resto, hoje mesmo o Banco de Portugal (BdP) vai divulgar importantes dados referentes à confiança dos empresários e dos consumidores em novembro.

Entre os mercados europeus o sentimento foi misto, com a Alemanha a ganhar 0,18% e Espanha a ter o maior avanço, nos 0,75%, num sinal de que os investidores parecem ter boas expetativas sobre os números relativos ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) referente a ambos os países, em novembro. As divulgação está agendada, em ambos os casos para a manhã desta quarta-feira.

Em terreno negativo, Itália tombou 0,36%, seguida pelas quedas de França, nos 0,19%, do Euro Stoxx 50, 0,10% e Reino Unido, em 0,04%.

Olhando para fora do continente europeu, os Estados Unidos vão divulgar dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre. Trata-se de números particularmente importantes um pouco para todo o mundo, já que a economia norte-americana é aquela que tem maior peso em todo o mundo, em termos de valor total do índice.