Skip to main content

Beatriz Vila Nova Carneiro: dona da Tiffosi entre as poderosas da Moda

Beatriz Vila Nova Carneiro ajudou a criar a Salsa, hoje detida a 100% pela Sonae, e refundou, em conjunto com o irmão e marido, a portuguesa Tiffosi. A compra da Cofemel aconteceu em 2008 e desde então criaram a Vilanova, lojas de moda em homenagem à família.

Uma simples pesquisa pelo nome Beatriz Vila Nova Carneiro não lhe confere uma fotografia, mas a verdade é que este é o nome da empresária que, em conjunto com o irmão, gere a dona da Tiffosi e das lojas Vilanova. A revista Forbes Portugal coloca a gestora no quarto lugar das mulheres mais poderosas da Moda, Distribuição e Retalho, apelidando-a como low profile.

Beatriz Vila Nova Carneiro é uma discreta empresária do norte e acionista do grupo Vila Nova Carneiro (VNC), que comprou a têxtil Cofemel em 2008. Beatriz partilha a gestão da VNC com o marido, António Martins Carneiro, e com o irmão, António Vila Nova. Os dois irmãos já tinham ligação à indústria da moda uma vez que fundaram a Salsa em 1994, e posteriormente, juntamente com o irmão Filipe Vila Nova, procederam à venda do negócio à Sonae, que já tinha adquirido 50% em 2016.

Os três - Beatriz, António Carneiro e António Vila Nova - são donos então das marcas Tiffosi e Vila Nova, esta última nascida em 2016. A compra da Cofemel acontece depois do irmão Filipe comprar a parte dos irmãos na Salsa. Tal como reza as várias histórias contadas ao público, a dona da Tiffosi estava numa situação complicada aquando da compra por António e Beatriz Vila Nova. O gestor admitiu que lhe deram uma "orientação específica" e fizeram "uma boa gestão de stocks". Estes dois fatores aliados à relação qualidade-preço fez com que a Tiffosi renascesse.

Atualmente, a Tiffosi conta soma 90 lojas próprias em Portugal, Espanha e Luxemburgo, e está presente em 26 países através de uma rede de 2.500 pontos de venda multimarca. Já a marca de vestuário e acessórios Vilanova conta com 50 lojas espalhadas por Portugal.

Mas nem só de moda se faz o portefólio gerido por Beatriz Vila Nova Carneiro. Isto porque a empresária, novamente em conjunto com o irmão e o marido, são acionistas do grupo Trofa Saúde. Este foi, depois da jeanwear Salsa, o primeiro investimento diferenciado dos Vila Nova e Vila Nova Carneiro.

De facto, o investimento na Trofa Saúde, grupo privado de saúde português, surge em 1999, então fundada como Casa de Saúde da Trofa, também pela mão do irmão José Vila Nova, médico de profissão e atual vice-presidente do grupo. António Vila Nova é o presidente do grupo e Bruno Miguel Gomes é CEO e também vice-presidente.

Dados recentes mostram que o grupo Trofa Saúde é atualmente composto por 20 hospitais e clínicas privadas, dando emprego a cerca de dois mil funcionários e servindo uma população de quatro milhões de habitantes.

Segundo a Forbes Portugal revelou em março deste ano, o casal Vila Nova Carneiro somava uma fortuna de 282 milhões de euros, tendo por base os resultados dos seus investimentos (grupo Vila Nova Carneiro e Trofa Saúde em 2022), ocupando a posição 42ª do ranking dos mais ricos em Portugal. Além disso, o casal detém também 50% da VNCI Participações, destinada a investimentos imobiliários.