Uma boneca loira de olhos azuis provou que todas as meninas podem ser o que quiserem, depois de ter testado todas as profissões do mundo. Na semana passada, a mesma boneca deu um passo em frente e é agora de carne e osso. Falamos daquela que foi apelidada como a boneca perfeita: a Barbie.
O 'brinquedo' mais famoso da Mattel ganhou vida pelas mãos de Greta Gerwig, também responsável pelos filmes "Little Women" e "Lady Bird". A diretora, adepta do movimento feminista, admitiu que esta era uma película "emocionante mas, simultaneamente, aterradora", pelo peso que o mundo construiu à volta da boneca (a perfeição) e o que pretendia construir.
Por isso mesmo, este filme - que chegou às salas de cinema a 20 de julho - demorou praticamente 13 anos a ser feito. Este era um sonho antigo da Mattel, que pagou parte do filme e ainda promoveu uma das campanhas publicitárias mais elaboradas, em parceria com os cinemas mundiais.
Neste caso, podia dizer o ditado: Chapa gasta, chapa ganha. É que todo o investimento começou a dar frutos ainda antes do lançamento.
Desde o início do ano que as ações da Mattel estão a subir mais de 20% na bolsa, em antecipação àquele que está a ser considerado o lançamento cinematográfico do ano, tanta era a espera que se fazia sentir. Ainda que com variações, os títulos da Mattel estão agora avaliados em 21,18 dólares, depois de um pico até aos 22 dólares no início do mês.
Rosa por todo o lado
Para a Mattel, o dinheiro deixou de ser verde para passar ao rosa: o filme, que teve um orçamento de 145 milhões de dólares apresentou o fenómeno Barbiecore, que está a enlouquecer os fãs.
A verdade é que o mundo está apaixonado pela Barbie interpretada por Margot Robbie, mesmo que ainda não o saibam. As pesquisas do nome da boneca dispararam 270% nos últimos dois meses, fazendo prever a procura que este filme teria.
Os grandes retalhistas voltaram a lançar coleções com a famosa boneca, onde se inclui a Zara, cuja coleção de criança engloba mais de 80 itens. A Mattel lançou também uma parceria com a Aldo, onde, em Portugal, dispõe da coleção exclusiva em apenas duas lojas.
Também na passadeira rosa, os atores têm dado oportunidade ao fuschia, ainda dentro do tema. Mas mesmo quando não escolhem o rosa, mantém-se dentro do tema, como é o caso da protagonista Margot Robbie, cuja aparência e comportamento na passadeira tem sido bastante aplaudido por encarnar perfeitamente a personagem que aceitou interpretar.
Rainha da Mattel
"Claro que a Barbie é a rainha do nosso portfólio e, até certo ponto, um indicador de como a Mattel está a operar", apontou Richard Dickson, presidente e Chief Operating Officer (COO), da fabricante norte-americana ao "El País".
Só em 2021, a boneca mais famosa do planeta representou 1.679 milhões de dólares em receitas para a empresa, significando que 73% das vendas na categoria dos bonecos era sua. No total das receitas da empresa, que se fixou em 5.458 milhões de dólares, a Barbie representou 27% do mesmo.
No ano passado, as vendas da boneca atingiram valores históricos. Este ano, perspetiva-se um número ainda acima do valor alcançado em 2022 devido à febre que se sente em torno do cor de rosa.
O próprio COO acrescenta que estão a verificar um grande aumento de vendas em todo o mundo, uma procura que está a ser impulsionada pelo filme dirigido por Gerwig com a ajuda do marido Noah Baumbach ("Marriage Story").
De facto, os dados recentes mostram que anualmente são vendidas mais de 86 milhões de bonecas Barbie, o que significa que 164 Barbies distintas abandonam as prateleiras dos supermercados para fazer crianças felizes.
Dados do ano passado mostram mesmo que foram vendidas 1,5 mil milhões de dólares nestas bonecas. No fim do ano passado, e antes de se tornar público a data de lançamento do filme, a marca Barbie estava avaliada em 590 milhões de euros, um valor que já se aproxima dos 700 milhões atualmente.
Números cinematográficos
Ainda antes do lançamento do filme, na passada quinta-feira, fonte da Warner Bros contava ao Jornal Económico que a empresa estava "muito expectante" com a estreia do tão aguardado filme. Não seria para mais.
A empresa vendeu mais de 47 mil bilhetes em pré-venda para a estreia do filme, batendo um novo recorde para as salas de cinema portuguesa. Confirmou-se assim o sentimento de antecipação do público nacional.
Mas não só em Portugal se atingiu recordes. O elenco do filme mais cor de rosa de sempre (e que quase levou à extinção da cor após as filmagens) derrotou "Avatar: O Caminho da Água" como o filme com o maior número de bilhetes vendidos em pré-venda.
Nos Estados Unidos, a Warner Bros indica que a pré-venda de bilhetes chegou aos 30 milhões de dólares, sendo que no primeiro fim de semana a perspetiva é de angariar 75 milhões.
Para os Estados Unidos e Canadá, a cinematográfica espera encaixar 100 milhões de dólares com a estreia do filme. Um valor que não anda muito longe do orçamento para a produção do mesmo e ao qual terá de ser adicionado os ganhos europeus e asiáticos.
Num balanço bastante positivo para menos de uma semana de Barbie nos cinemas mundiais, é caso para que os seus responsáveis celebrem ao som do famoso refrão: "C'mon Barbie, let's go Party!"