Ana Figueiredo tem tantos anos de vida quanto a democracia portuguesa e destaca-se na lista da “Forbes Portugal” como a mulher mais poderosa na categoria de Tecnologia e Telecomunicações.
A sua vida profissional começou na Galp Energia, a fazer auditoria, e passou ainda pela consultora Ernst & Young (EY) entre 2001 e 2003. Mas antes deste percurso na vida adulta, Ana Figueiredo licenciou-se em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e possui ainda um MBA pela Universidade Católica Portuguesa e Nova Business School.
Após a sua saída da EY, Ana Figueiredo viria a ingressar no grupo Portugal Telecom (PT), tendo chegado a responsável de auditoria interna e de gestão de risco. Com a venda da PT ao grupo francês Altice, em 2015, a empresária transitou o seu contrato profissional para a nova designação e manteve-se no grupo. Já inserida no grupo Altice, Ana Figueiredo foi para a Suíça como responsável da área de auditoria do grupo, supervisionando operações em França, Estados Unidos, Israel, Portugal e República Dominicana.
Posteriormente, foi convidada para ser CEO da Altice DO e depois chairwoman da Altice Dominicana. Com uma carreira sólida dentro da empresa, Ana Figueiredo foi a escolha para substituir Alexandre Fonseca, em 2022, e subiu à posição de CEO da Altice Portugal, tendo acumulado funções de presidente do conselho de administração no ano seguinte.
O seu percurso culminou com Ana Figueiredo a ser a primeira mulher a liderar um grupo de telecomunicações em Portugal, cujo negócio está avaliado em perto de sete mil milhões de euros.
Já o ano passado tinha subido aos 10 primeiros lugares da lista das mais poderosas, posicionando-se na 7ª posição. Este ano, ocupa o quarto lugar do ranking geral, conseguindo um total de 82 pontos.