Skip to main content

Almoço num jardim intimista? Eis a sugestão para dar as boas-vindas ao inverno

Sim, o inverno chegou antes de se anunciar, mas ainda assim é possível desfrutar de um ambiente ‘cosy’, num jardim intimista, ao ritmo do bem receber português. A carta de inverno está aí para provar, no Bougain, em Cascais. Idealmente… sem pressas.

A Casa da Pérgola, uma bela mansão centenária envolvida por um jardim onde trepadeiras e bougainvillias de diferentes cores criam um espaço exterior intimista, é ‘must’ no centro de Cascais. E se o nome da casa inspirou o nome e harmonia estética do hotel boutique que há várias décadas a habita, as coloridas bougainvillias foram a musa inspiradora do restaurante que, discretamente, ocupa o jardim e piso térreo da Casa, o Bougain Restaurant & Garden Bar, que celebra alguns dos pratos mais intemporais das cozinhas portuguesa, francesa e italiana, sem grandes reinvenções.

O bar funde-se com o jardim e a prevalência de azulejos verdes ajudam a criar um ambiente aconchegante, como a nova carta de inverno, que se pretende, também ele, reconfortante. Daí que a escolha tenha recaído sobre uma Sopa de Cebola Gratinada, um Bisque de Carabineiro ou um Tatin de Legumes e Burrata nas entradas. Há espaço para sugestões, se o cliente assim o desejar, como as novas vedetas no menu de peixe, o Lombo de Garoupa selada com Puré de Couve Flor e Azeite de Endro. Já no que toca aos pratos principais em que a carne é ‘rainha’ figuram incontornáveis como o Arroz de Pato e Enchidos e o Bife Wellington.

Por ocasião da visita do Et Cetera ao Bougain, este clássico, aqui servido com uma “pele” que o oculta até uma faca espacialmente afiada para o efeito o separar em dois pedaços fumegantes. Esta operação, i.e., o corte, teve lugar diante dos comensais, adensando a curiosidade face à abordagem.

O objetivo, que tem norteado Miguel Garcia desde sempre, é surpreender, mantendo a confeção original. “Não queremos inventar, mas sim respeitar “o receituário clássico dos países mediterrânicos que figuram na ementa, afiança o empresário que após mais de duas décadas a trabalhar na hotelaria – com o foco na área da restauração – decidiu que era altura de arriscar um negócio por conta própria. Em 2022, comprou o histórico Café de São Bento, em Lisboa, mesmo defronte da Assembleia da República, e entendeu que na primavera de 2023 era a hora de abrir o Bougain, em Cascais.

“O objetivo é fazer com que as pessoas que vivem aqui tenham cada vez melhores opções gastronómicas”, diz Miguel Garcia, convicto de que este espaço tem tudo para persuadir “as pessoas de Lisboa a virem a Cascais” para almoçar ou jantar, ou simplesmente desfrutar do recato do jardim aquecido – ou não tivesse chegado o frio – para uma conversa amena na companhia de um copo de vinho ou cocktails que vão do clássico Negroni a criações de assinatura, entre as quais se destaca o Ginger Basil. Isso mesmo, adivinhou, gin, manjericão e espuma de gengibre.

Apologista da boa conversa e da importância que o tempo tem para que esta flua e discorra, o responsável fez questão de sublinhar que aqui “não há turnos e hora para sair”. E para que o culto da mesa se faça sem percalços, rodeou-se de quem sabe valorizar isso mesmo. Seja na cozinha, chefiada por Diana Roque, seja no serviço atento liderado por Carlos Silva, com quem Miguel Garcia trabalhou no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e no grupo Tivoli.

Ter tempo é um dos maiores luxos nos tempos que correm. E é possível que, no Bougain, nem dê por ele passar. Incluindo na sala interior, também ela intimista, e a pedir um relaxante cocktail de final de tarde.

Bougain, Restaurant & Garden Bar, Av. Valbom, 13, Cascais

2ª feira - domingo: 12h30-15h00 a 19h00-23h00; 914768826; reservas@bougain.pt