Parecem longínquos os tempos em que Brian Chesky, Joe Gebbia e Nate (Nathan) Blecharczyk tiveram a original ideia de criar a plataforma digital Airbnb, para promover a estadia de turistas em casas de proprietários disponíveis para mostrar o melhor que têm as suas habitações e as regiões em que se inserem, promovendo o turismo e as economias locais por todo o mundo, mas, claro, criando uma grande pressão concorrencial à hotelaria tradicional. Mas a verdade é que a Airbnb só começou a funcionar em 2009, como uma startup. Tudo parece ter começado a rodar com a cerimónia da tomada de posse do presidente norte-americano Barack Obama, na semana de 19 de janeiro de 2009. Os três referidos empreendedores não queriam só assistir a um momento de história, queriam, acima de tudo, começar a fazê-la, como nos conta Brad Stone no livro “As Upstarts”, editado em Portugal pela Actual em novembro de 2017.
Airbnb: Experiência local alimenta negócio global
A ideia nem sequer era original, mas a “elegância” da solução apresentada aos anfitriões e aos hóspedes elevou a Airbnb a um dos maiores sucessos da história do capitalismo. De tal forma que parece ter um grande historial atrás de si, mas só nasceu há cerca de 11 anos, pela mão de três empreendedores de São Francisco, com destaque para o atual CEO Brian Chesky. Sendo claro que o paraíso tem problemas, os investidores ignoraram-nos olimpicamente no IPO desta semana.
