Skip to main content

Ações da Puma disparam com notícia sobre família Pinault estar a estudar venda de participação de 29%

As ações da Puma, que perderam mais de 60% do seu valor nos últimos dois anos, chegaram a subir 18% ao longo da sessão desta segunda-feira.

As ações da Puma dispararam 15,80% esta segunda-feira, depois que a Bloomberg informou que a holding da família francesa Pinault está a avaliar opções para a sua participação de 29% na produtora alemã de artigos desportivos, incluindo a sondagem de potenciais compradores.

A holding dos Pinault, a Artemis, que controla a Kering, proprietária da Gucci, e outros negócios nos setores de luxo, artes e entretenimento, tornou-se alvo de crescente escrutínio de investidores devido à alta dívida acumulada.

Um porta-voz da Artemis, maior acionista da Puma, não quis comentar. Por sua vez, a Puma não respondeu ao pedido de comentário.

As ações da Puma, que perderam mais de 60% do seu valor nos últimos dois anos, chegaram a subir 18% ao longo da sessão desta segunda-feira. A Puma tem agora um valor de mercado de cerca de 3,2 mil milhões de eurose, apesar de as deliberações que parecem estar em curso, não há garantias de que a transação venha a concretizar-se.

A Bloomberg, citando fontes não identificadas, informou que os Pinaults estavam a trabalhar com consultores para avaliar opções para o ativo e entraram em contato com potenciais compradores.

A participação vale aproximadamente 800 milhões de euros, com base na capitalização de mercado da Puma fornecida pela LSEG, que não inclui o aumento de preço de segunda-feira.

A Artemis tinha emitido um título conversível no valor de 500 milhões de euros, com vencimento no início deste ano, numa tentativa de reduzir sua participação. Mas precisava pagar os investidores em dinheiro, em vez de ações da empresa, devido ao fraco desempenho das ações da Puma. No entanto, a Artemis disse no mês passado que não enfrentava nenhum problema de liquidez devido à queda nos dividendos da Kering e de outros ativos, incluindo a Puma. 

Fundada em 1948, a Puma registou um lucro de mais de 281 milhões de euros no ano passado e vendas de 8,8 mil milhões de euros. A Puma encerrou o dia em bolsa a somar 15,96%.