Skip to main content

A sustentabilidade também é uma oportunidade de negócio significativa”

As empresas – e os estados – têm de saber aproveitar a informação para enfrentarem os desafios da sustentabilidade. Ana Pinheiro Privette, consultora e diretora de investigação na Universidade de Ilinóis, nos Estados Unidos, defende que a adaptação pode ser uma oportunidade e que as empresas devem juntar-se para encontrar respostas e aliar-se à academia para terem maior capacidade de desenvolvimento.

A informação é essencial para apoiar as decisões sobre a sustentabilidade.
As organizações têm a consciência e os sistemas para a recolha de dados?
O acesso a informação fidedigna e útil para fundamentar decisões sobre sustentabilidade é essencial, mas ainda existem desafios significativos nesta área, tanto para os estados como para as empresas. Muitos governos estão conscientes da necessidade de integrar a sustentabilidade nas suas políticas públicas, especialmente tendo em conta compromissos globais como o Acordo de Paris. No entanto, a recolha de informação é frequentemente fragmentada, e a utilização de sistemas de monitorização e indicadores é frequentemente inadequada. Em alguns casos, a falta de capacidade técnica, de recursos financeiros e de infraestruturas de dados dificulta a recolha sistemática de informação relacionada com a sustentabilidade.
No caso das empresas, o cenário é semelhante, mas para as grandes, a sustentabilidade tornou-se uma prioridade estratégica. Iniciativas e quadros internacionais como o CDP, o GHG Protocol e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU ajudam a uniformizar e a melhorar a transparência na recolha e comunicação de métricas de sustentabilidade, mas ainda existem muitos desafios na adoção completa destes sistemas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico