Skip to main content

A magia do circo num programa para toda a família

De 8 a 10 de setembro, Loures recebe 'Pantomima', o Festival Internacional de Circo, que conta com diversos espetáculos e um workshop para graúdos e miúdos. A entrada é gratuita.

Loures vai receber a primeira edição do Festival Internacional de Circo, no Parque Adão Barata (Parque da Cidade), produzido pela Companhia de Teatro-Circo Gato Ruim, com o apoio da Câmara Municipal de Loures.

'Pantomima' é o nome do festival, que decorrerá de 8 a 10 de setembro, onde artistas nacionais e estrangeiros se juntarão para promover as artes, mas acima de tudo, para levar ao público a magia centenária do circo.

Miguel Rubio é um dos artistas convidados e vai apresentar “Into the Fire” e “Playground”, no primeiro dia do festival (8 de setembro), às 19h15, e no último dia (10 de Setembro) às 11h, respetivamente.

Rubio começou a sua carreira em 2005 como malabarista e, desde então, frequentou vários cursos de teatro, clown e magia. O artista já participou em diversos festivais em África, na América, no Médio Oriente e em grande parte da Europa.

O grupo Collectif Primavez, que se apresentará no dia 9, às 18h, com o espetáculo “Laisse-Moi”, foi fundado por antigos alunos da Escola de Circo Carampa, em Madrid, e é constituído por artistas de diferentes nacionalidades. Estreou-se em 2019, em Lille, França, e desde então tem percorrido o mundo com diversos espetáculos.

A representar a arte circense nacional, Tiago Fonseca, o acrobata, palhaço e malabarista, irá apresentar “NoMo” e “Yesterday’s”, nos dias 9 e 10 de setembro, às 16h, respetivamente. O artista, formado pela escola Chapitô e pela National Centre for Circus Arts, em Londres, já soma dezenas de atuações e desde 2020 assume a personagem principal em “Teufeks Küche” no Teatro de Hannover, na Alemanha.

De Itália chega Luca Della Gatta, que dá vida a Agro The Clown. O artista, que também estudou na escola de Circo Carampa, em Madrid, e se formou em teatro, percorre as cidades europeias desde 2010 para participar em diversos festivais. Em 2019, venceu o prémio Pavé D’Or, com o espetáculo “Improlocura”, que traz agora a Loures, no dia 10, às 18h.

Para além das atuações e espetáculos dos artistas internacionais convidados, o Festival Internacional de Circo vai contar com mais atuações. Para abrir o primeiro dia, a partir das 16h, haverá animações de rua no Parque Adão Barata. Às 19h, dá-se a abertura do festival. A primeira atuação é de Miguel Rubio, com “Into the Fire”, seguindo-se animações de rua na zona de alimentação e mais tarde, às 21h, é a vez da companhia anfitriã, Gato Ruim, subir ao palco com “Recuerdo”.

Dia 9 de setembro, o dia começa cedo. Às 11h inicia o workshop para todos aqueles que queiram experimentar as artes circenses, no Pavilhão Paz e Amizade.

De seguida, às 12h30, a Gato Ruim apresenta “Wonderland”. Para finalizar o período da manhã, o festival terá animações de rua na área de representação e na zona de alimentação.

A tarde começa com o espetáculo “NoMo”, de Tiago Fonseca, às 16h. “Laisse-Moi” dos Collectif Primavez, estará em cena às 18h. Para terminar o dia, Manuel Pais Rodrigues, apresenta “Le Perle”, às 21h. Nos intervalos entre os espetáculos decorrerão momentos de animação, na zona de alimentação.

O último dia de festival começa com “Playground”, de Miguel Rubio, às 11h. Antes da hora de almoço, pelas 12h, na zona de alimentação, irão decorrer animações de rua. O período da tarde inicia às 16h com a atuação de Tiago Fonseca, “Yesterday’s”.

Às 17h é a vez da Gato Ruim apresentar “Joking”. Uma hora mais tarde, às 18h, Agro The Clown apresentará o premiado espetáculo “Improlocura”. Entre as atuações e o espetáculo, estarão a decorrer animações, também, na zona de alimentação.

O encerramento do festival está marcado para as 19h.

O programa poderão ser consultadas no site oficial da Companhia de Teatro - Circo Gato Ruim.

[gallery ids="1080715,1080716,1080717,1080718,1080719"]