Skip to main content
Capa
Nº 346 | 06 Outubro 2023
Edição nº 346
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Especial Prazeres de Portugal
“Cozinhar é um ato de amor. Quero ver as pessoas felizes”
“Cozinhar é um ato de amor. Quero ver as pessoas felizes”
Entrevista com Justa Nobre, Uma mulher que não tem medo. A chef Justa Nobre, dona d’ONobre, falou ao Jornal Económico sobre a sua carreira de 46 anos e de como se sente feliz no seu habitat: entre os tachos.
5 Sentidos
O tempo do cinema francês
O tempo do cinema francês
São 17 os filmes inéditos que vão ser exibidos na Festa do Cinema Francês de 2023, que decorre em Lisboa de 5 a 15 de Outubro (Cinema São Jorge), 17 a 20 (Cinema NOS Amoreiras) e em Novembro (Cinemateca). A 24.ª edição deste certame vai também passar por mais nove cidades portuguesas, de 10 de Outubro a 4 de Novembro. No Porto, acontece de 17 a 31 de Outubro, no Batalha Centro de Cinema, Teatro Rivoli, Cinema Trindade e Cinema Nos Alameda. Este ano, há novas secções – Cinema e Memória, Pronto a Filmar e Meia-Noite em Lisboa. A realizadora Cristèle Alves Meira, autora de Alma Viva, será o destaque da secção Foco, com a exibição deste filme e das suas quatro curtas-metragens anteriores, e o consagrado documentarista Nicolas Philibert virá a Lisboa para estar presente na retrospectiva integral da sua obra na Cinemateca, ao longo do mês de Novembro. Seleccionámos sete filmes do conjunto da programação deste ano.
Emancipação bem cozinhada
Emancipação bem cozinhada
Aos 65 anos, a norte-americana Bonnie Garmus – que durante décadas trabalhou como copywriter – publicou o seu primeiro livro. Chegou às prateleiras em Abril de 2022 e foi um sucesso de vendas. Hoje, está traduzido em 40 línguas (português incluído) e foi adaptado para uma linguagem diferente, a do audiovisual. Falamos de Lições de Química, a nova série da Apple TV+, que acompanha a química Elizabeth Zott (Brie Larson) e o seu sinuoso caminho num mundo – profissional e social – dominado por homens. Ambientada nos anos 50 do século passado, início dos 60, a história segue Zott, cujo sonho de ser cientista é suspenso por uma sociedade patriarcal.
Ulisses é brasileiro e sabe dançar
Ulisses é brasileiro e sabe dançar
Odisseia, proveniente da palavra grega odysseía, significa uma viagem cheia de aventuras e dificuldades, ou uma série de acontecimentos trágicos e variados.