Capa
Nº 80 | 08 Setembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Especial
Perspetiva
Sondagem da GfK para o Jornal Económico retira a CDU da Assembleia Legislativa da Madeira e aponta para estreias da IL e Chega. 89,5% dos inquiridos consideram que o trabalho da atual maioria tem sido razoável (48,5%), bom (31,3%) ou muito bom (9,7%).
A maioria absoluta na Assembleia Legislativa da Madeira é atingida com 24 deputados. O CDS-PP traria os mesmos deputados, o mesmo acontecendo com o JPP.
A educação é vista como a chave que pode desbloquear a economia regional para novos voos. Esta aposta dizem especialistas permitiria aumentar as qualificações e promover o desenvolvimento da região.
Joaquim Sousa era o candidato do PAN às eleições regionais,
mas foi substituído por Mónica Freitas. A reviravolta ocorreu numa reunião da Comissão Política Nacional. Agora, Joaquim Sousa acusa líder nacional de ingerência. O partido nega.
Paulo Pereira, presidente da Ordem dos Economistas da Madeira: A revisão da Lei das Finanças Regionais é vista como fundamental. O economista acredita que a Região tem condições para apostar num sistema fiscal próprio.
Rogério Gouveia diz que revisão da Lei das Finanças Regionais é necessária para repôr o equilíbrio na relação entre Lisboa e as regiões. E defende que o país tem muitos outros exemplos de “especificidades fiscais”, no próprio continente.