A segunda volta das eleições presidenciais realizou-se este domingo,15 de fevereiro, em 20 freguesias e secções de voto dos concelhos onde o sufrágio foi adiado uma semana devido aos efeitos do mau tempo. António José Seguro ganhou a segunda volta das presidenciais em Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã. Obteve 21.151 votos contra 9.851 votos de André Ventura nas freguesias que hoje votaram.
Em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, Seguro recolheu 79,15%, Ventura 20,85% e a abstenção de 71,23% foi superior à média nacional (50%), segundo os resultados provisórios divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Em Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa, o futuro presidente ganhou com 72,6% dos votos, contra 27,3% de Ventura, registando-se uma abstenção de 59,8%, também acima da média.
Já na Golegã, no distrito da Golegã, António José Seguro ganhou com 69,07% e André Ventura teve 30,93%. A abstenção cifrou-se em 66,78%.
Antes do escrutínio deste domingo, já era conhecido que António José Seguro foi eleito Presidente da República , com a maior votação de sempre na história da democracia portuguesa com 66,83% dos votos, com contra 33,17% de André Ventura, na segunda volta das eleições presidenciais que decorreram no passado domingo, 8 de fevereiro.
Com 3.259 freguesias e os 107 consulados apurados, o Presidente eleito tomará posse a 9 de março, no mesmo dia que Marcelo Rebelo de Sousa cessará funções. Até lá, Seguro está a trabalhar no gabinete de transição no Palácio de Queluz.
A votação deste domingo, com um total de cerca de 36 mil inscritos, ocorreu sem incidentes com execepção da freguesia de Bidoeira de Cima, no concelho de Leiria, esteve interrompida esta manhã após uma falha de energia elétrica.
Em declarações à “Agência Lusa”, o porta-voz da CNE, André Wemans, disse que não chegou à comissão registo de outros incidentes e esteve tudo “a funcionar bem” até ao fecho das assembleias de voto, às 19h00.
A votação para a segunda volta foi adiada em todas as seis freguesias de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, bem como nas quatro freguesias de Arruda dos Vinhos e nas três freguesias da Golegã, no distrito de Santarém. Além destes três concelhos sem qualquer voto no passado domingo, também foi adiada a votação em duas secções de voto de Santarém, numa freguesia e numa secção de Rio Maior, e ainda numa freguesia do Cartaxo, noutra de Salvaterra de Magos e ainda em mais uma de Leiria.
Na primeira volta das presidenciais, em 18 de janeiro, disputada por 11 candidatos, António José Seguro, apoiado pelo PS, foi o mais votado, com 31,11% dos votos expressos, seguido de André Ventura, apoiado pelo Chega, que teve 23,5%.