A Volkswagen suspendeu em Portugal a reparação de parte dos automóveis afetados pelo software fraudulento que manipula as emissões poluentes dos veículos a gasóleo, o caso conhecido por "dieselgate". Esta suspensão afeta os veículos equipados com motores 1.2 TDI EA189, que equipa automóveis como o Volkswagen Polo ou o Skoda Fabia.
No domingo, o jornal alemão Bild noticiou que a autoridade alemã dos transportes (KBA) estava a investigar se o grupo Volkswagen tinha ludibriado a reparação do software fraudulento, quando os carros foram chamados às oficinas para efetuar a atualização do software que manipula as emissões poluentes.
Se a KBA concluir que o grupo Volkswagen ludibriou a reparação do software fraudulento do "dieselgate", a marca pode ter de chamar 370 mil veículos de volta à oficina em toda a Europa, escreveu o Bild.
Questionado pelo Jornal Económico, a SIVA - empresa importadora das marcas Volkswagen, Skoda e Audi para Portugal -, anunciou que suspendeu a reparação destes motores.
"Durante o processo de controle de qualidade da atualização do software nos motores 1.2 TDI do tipo EA189, no Grupo Volkswagen, levantaram-se algumas questões que necessitam de análise mais aprofundada", disse ao Económico Ricardo Tomaz, diretor de comunicação da SIVA.
"O grupo Volkswagen informou imediatamente o KBA, autoridade alemã dos transportes. Por precaução, foi decidido, em conjunto com essa autoridade, suspender - por agora - a implementação da medida técnica nesses motores. Estão a decorrer conversações e investigações no sentido de dar resposta a esta questão o mais rápido possível", destacou o responsável.
A SIVA não adiantou quantos automóveis das marcas representadas pela empresa em Portugal é que já foram reparados no âmbito do "dieselgate" e poderão ter de ser novamente chamados à oficina, caso a KBA conclua que o grupo Volkswagen ludibriou as reparações dos carros equipados com software fraudulento.
Em Portugal, existem 125,249 automóveis do grupo Volkswagen afetados pelo software fraudulento que manipula as emissões poluentes. Deste total, ainda é preciso intervir em cerca de 15% dos carros afetados, entre as marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, segundo dados do Instituto de Mobilidade e de Transporte (IMT).
Os motores 1.2 TDI do tipo EA189 incluem-se neste lote de 125 mil automóveis a gasóleo que foram chamados às oficinas para reparar o software fraudulento. Resta agora saber se, no futuro, serão chamados de novo à oficina para reparar novamente o software do dieselgate.
Desde que o dieselgate foi revelado em setembro de 2015, que o grupo Volkswagen foi obrigado a reparar centenas de milhares de veículos em todo o mundo. A Volkswagen foi atingida por várias multas e processos judiciais na Europa e nos Estados Unidos. Para enfrentar esta tempestade regulatória e judicial, foi obrigada a colocar de parte um total de 25,8 mil milhões de euros.