Skip to main content

Como se contrata um executivo e se entra no radar do "headhunter"

Fernando Neves de Almeida, managing Partner da Boyden Global Executive Search Portugal, explica ao Jornal Económico como se pode o candidato diferenciar, que cuidados deve ter a empresa na contratação de um executivo e como se entra no radar de um "headhunter".

A Boyden, empresa mundial especializada em consultoria de talento e liderança, integra, pelo segundo ano consecutivo, o top 10 das Best Executive Recruting Firms 2018 elaborado pela Forbes. No total, a lista integra 250 empresas. A Boyden está presente com cerca de  65 escritórios em 40 países, entre os quais Portugal. Fernando Neves de Almeida é managing partner.  Ao Jornal Económico, o gestor explica como se pode o candidato diferenciar, que cuidados deve ter a empresa na contratação de um executivo e como se entra no radar de um "headhunter".

O que procura a Boyden num candidato a um emprego?

A Boyden Portugal foi a primeira empresa internacional de Executive Search a chegar ao mercado português em 1986. A empresa destaca-se por perceber quais as pessoas que se encaixam na cultura organizacional do cliente e nos desafios inerentes à posição em causa e ao momento de vida da empresa.

Não existe uma ideia transversal do “melhor talento” nem uma fórmula mágica que garanta o sucesso. Para cada posição existirão um conjunto de candidatos que a poderão ocupar com êxito, dependendo de um conjunto de fatores. Quando chega a hora de comparar candidatos, os soft skills, a semelhança das experiências passadas com aquelas que o candidato poderia encontrar no nosso cliente, os seus sucessos e o que aprendeu quando não foi assim tão bem sucedido, a adequação à cultura organizacional são fatores críticos na avaliação.

Genericamente, há determinadas competências que são hoje muito procuradas num Executivo, que são: visão estratégica, pensamento critico, criatividade, flexibilidade cognitiva, adaptabilidade, resiliência, sensibilidade para os temas digitais e para o impacto da tecnologia no futuro da sua indústria, capacidade de liderança e mobilização, capacidade de estruturação das suas ideias e de as comunicar.

 

Como é feita a contratação de um executivo?

As empresas devem trabalhar com profissionais que são muito bons a avaliar e recomendar pessoas em função da cultura organizacional dessas empresas e dos desafios que serão colocados às pessoas a recrutar. Escolher bem é fundamental para o sucesso das organizações. Não há pior para uma organização do que escolher mal um recurso e depois ter de o despedir. Não só pelo custo real do despedimento, como pelo custo de oportunidade de não escolher bem à primeira.

A metodologia do Executive Search assenta na pesquisa direta de executivos e, quando bem executada, é sem dúvida, a melhor maneira para recrutar profissionais que irão ter um impacto importante numa organização. Na Boyden apontamos três ordens de razão para esta afirmação:

  • Através de metodologias proprietárias, a Boyden revela uma profunda capacidade de entendimento da Cultura Organizacional dos nossos clientes e dos desafios que os profissionais a contratar estarão sujeitos e com base nos elementos anteriores, à subsequente identificação de quem são os profissionais mais adequados a recrutar;
  • O recrutamento é profissional, executado com grande rigor, não havendo compadrios ou amiguismos;
  • A Boyden chega a grande parte ou mesmo à totalidade dos profissionais potencialmente interessantes do mercado para uma determinada posição em Portugal e, também, a muitos Portugueses que se encontram no exterior. Portanto, esta metodologia permite aceder a um número muito maior de pessoas interessantes para os nossos clientes.

O recrutamento por Executive Search é primordial nos mercados mais desenvolvidos. Em Portugal, já há diversas empresas de média dimensão que recorrem ao Executive Search para responder às suas necessidades de recrutamento de Executivos. Os recursos humanos são o “asset” mais importante de uma empresa e esta tem de os cuidar bem, seja na atração ou na retenção de talento.

 

Como pode um profissional meter-se no radar de um "headhunter"?

Se uma empresa de Executive Search for rigorosa metodologicamente como é a Boyden, os profissionais irão naturalmente ser descobertos, caso haja algum projeto a correr que se enquadre no perfil profissional procurado. Dito isto, há ainda 3 formas de um profissional poder aparecer mais facilmente no radar destas empresas:

  • Tendo uma carreira interessante e estando a trabalhar em empresas com visibilidade no mercado e em posições de destaque;
  • Enviando o curriculum vitae para as empresas de Executive Search de modo a aparecerem imediatamente em sistema quando aparecer uma oportunidade;
  • Estar nas redes sociais de âmbito profissional (Ex.: LinkedIn).