Skip to main content

A primeira estratégia, que deu início à guerra fria

O Relatório 68 do Conselho de Segurança Nacional (NSC-68) é considerado a primeira Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

É um documento de 66 páginas que foi apresentado pelo Presidente Harry S. Truman ao Congresso a 14 de abril de 1950. Foi uma das declarações mais importantes da política norte-americana, que explanou a doutrina de “contenção” – a utilização do poder político e militar norte-americano, globalmente, para conter a expansão do comunismo –, dando início à época que ficou conhecida como “Guerra Fria”, em que se opunham os Estados Unidos da América e a União Soviética.
A doutrina da contenção evoluiu depois, já com Dwight D. Eisenhower na Casa Branca, e com o contributo da RAND, para uma doutrina de “dissuasão”, mas o documento de 1950 ficou como leit motiv de uma corrida ao armamento, que se prolongou por três décadas. Na estratégia de Truman, defendia-se a expansão do orçamento militar norte-americano, o desenvolvimento da bomba de hidrogénio e o aumento da ajuda militar aos aliados dos EUA.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico