Skip to main content

Coimbra e Colares recebem 9ª edição do maior concurso do sector em Portugal

Está de regresso um novo Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, desta feita na sua 9ª edição. Este é o mais antigo e importante concurso de cerveja no nosso país, sendo um momento esperado por todos os cervejeiros portugueses e a residir em Portugal, em particular depois do interregno provocado pela pandemia.

Está de regresso um novo Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, desta feita na sua 9ª edição. Este é o mais antigo e importante concurso de cerveja no nosso país, sendo um momento esperado por todos os cervejeiros portugueses e a residir em Portugal, em particular depois do interregno provocado pela pandemia. Depois de, em anos anteriores, este concurso ter decorrido em cidades como Lisboa, Porto ou Portimão, a edição de 2021 vai decorrer em Coimbra, na cervejaria Praxis, já amanhã, dia 27 de novembro, seguindo-se outro momento no fim-de-semana seguinte, no dia 4 de dezembro, na HopSin, em Colares.

“Em ambos os dias, além da avaliação das cervejas a concurso, há atividades paralelas como visitas às instalações onde se produz a cerveja, workshops ou quizzes”, destaca a organização do concurso. Os mesmos responsáveis assinalam que “o 1º Prémio é sempre o mais ambicionado pelos cervejeiros a concurso e, mais uma vez, as expetativas são altas: as quatro receitas vencedoras de cada uma das categorias do concurso vão ser repercutidas pela Rafeira, pela The Browers Company, pela Barona e pela Mean Sardine”.

“Mas os prémios não se ficam por aqui. Tal como nas edições anteriores, o Concurso é patrocinado por muitas das mais conceituadas marcas ligadas ao mercado da cerveja artesanal, sejam elas produtoras de cerveja, vendedoras de equipamentos e matérias-primas ou lojas online”, garante a organização do evento.

Esperam-se mais de uma centena de cervejas a concurso, tendo as inscrições decorrido até ao passado dia 14 de novembro. As cervejas serão avaliadas por um conjunto de juízes certificados, cervejeiros, peritos em análise sensorial ou sommeliers de cerveja. Numa prova cega, irão escolher as melhores cervejas em quatro categorias diferentes: Ale, Lager, Berliner Weisse (o estilo em destaque no concurso deste ano) e Experimental.

O Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais é um evento único em Portugal, tendo sido o primeiro no âmbito nacional certificado pelo BJCP – Beer Judge Certification Program, uma organização mundial de juízes de cerveja criada em 1985, presente em mais de 40 países e com mais de seis mil juízes no programa.

Desde que ocorreu a primeira edição deste concurso, em 2008, muitos cervejeiros vencedores passaram a ser figuras de destaque no movimento cervejeiro nacional, tendo alguns deles criado as suas próprias marcas e outros passado a trabalhar em conhecidas marcas de cerveja portuguesas. Recorde-se que alguns desses vencedores são os cervejeiros de marcas conhecidas como a HopSin, Bolina, Vicentina, FdS! Beer, Mania e outras.

Além de constituir um momento anual de confraternização da comunidade cervejeira nacional, o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais é também uma oportunidade para os cervejeiros, sejam eles amadores ou profissionais, pegarem nas suas panelas e darem azo a experimentações e demonstrações da sua qualidade e mestria. “O concurso procura ser, igualmente, um momento de alavancagem para novos projetos, incentivando-os a saírem da garagem de casa e a tornarem-se, quem sabe, num negócio e na próxima marca de cerveja artesanal em destaque nas melhores lojas de cerveja artesanal de Portugal (e, quem sabe, do mundo!)”, recordam os organizadores deste certame, liderados por Bruno Aquino, um dos rostos da cerveja artesanal em Portugal e um dos nossos embaixadores do sector no estrangeiro.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico