Skip to main content
Capa
Nº 70 | 25 Maio 2018
Edição nº 70
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Et Cetera
O fenómeno das lideranças tóxicas de personalidades disfuncionais
O fenómeno das lideranças tóxicas de personalidades disfuncionais
Egocentrismo, narcisismo, manipulação, falsa empatia, populismo. Estilos de liderança como os de Bruno de Carvalho (presidente do Sporting Clube de Portugal), Donald Trump (presidente dos EUA) ou José Sócrates (antigo primeiro-ministro) suscitam dúvidas de foro psicológico. Como é que as democracias podem ser protegidas relativamente a este fenómeno interligado com o populismo?
Roberta Medina “O investimento  do Rock in Rio Lisboa  é de 25 milhões de euros”
Roberta Medina “O investimento do Rock in Rio Lisboa é de 25 milhões de euros”
Roberta Medina começou a trabalhar muito cedo na produção do festival. O pai, Roberto, é o criador deste evento que teve a sua primeira edição em 1985, no Rio de Janeiro. A filha inspirou-se e, hoje em dia, é vice--presidente executiva do Rock in Rio. Nesta entrevista fala sobre a história do festival, o futuro do evento e até revela alguns segredos dos artistas.
88 ª Feira do Livro de Lisboa Leitura, conforto  e animação no Parque Eduardo VII
88 ª Feira do Livro de Lisboa Leitura, conforto e animação no Parque Eduardo VII
Pontos para carregar os telemóveis, mais locais à sombra, espaço “Selfie”, o concurso “Supper Star Battle” e os prémios “Miúdos a Votos”, e “Portugal Cookbook Fair 2018”, são algumas das novidades da edição deste ano.
Lendas do Futebol Buffon, Iniesta  e Torres:  é disto que se fazem  as estrelas
Lendas do Futebol Buffon, Iniesta e Torres: é disto que se fazem as estrelas
Subitamente, no domingo passado, três referências do futebol mundial anunciaram a despedida dos seus clubes de eleição nos relvados, deixando mais tristes os seus adeptos e sócios. Para a história, ficam os desempenhos ímpares de Gianluigi Buffon, Andrés Iniesta e Fernando Torres, a quem se presta aqui uma singela homenagem.
5 Sentidos
Helena Garrido: Quem meteu a mão na Caixa
Helena Garrido: Quem meteu a mão na Caixa
A Caixa Geral de Depósitos tornou-se no centro das atenções dos livros sobre casos da banca desde que a Comissão Europeia aprovou o aumento de capital em 3.900 milhões no banco, dos quais 2.500 milhões injetados diretamente pelo Estado. O que elevou o défice para 3% do PIB em 2017.
Arménia. Povo e Identidade As montanhas não se ajoelham
Arménia. Povo e Identidade As montanhas não se ajoelham
Passeando um pouco para fora do centro de Erevan, capital da Arménia, o viajante menos distraído pode dar por si a percorrer uma pequena rua que dá pelo nome de Gulbenkian. Rua assaz discreta, pensará, enquanto reflete sobre a extrema importância que o nome Calouste Gulbenkian tem em Portugal e, em particular, em Lisboa, e sobretudo no que respeita às artes.
Musical: “The Simon and Garfunkel Story”
Musical: “The Simon and Garfunkel Story”
O espetáculo conta a história do duo norte-americano de música folk mais popular do mundo, formado na década de 1960 por Paul Simon e Art Garfunkel. Clássicos como “Mrs. Robinson”, “The Sound of Silence” e “The Boxer” fazem parte do repertório.
Brut Experience:  A alegre espuma dos dias
Brut Experience: A alegre espuma dos dias
Está em marcha mais um evento inédito em Portugal e que pretende recolocar o país no panorama mundial de produção de espumantes.
Alkantara Festival 2018: Mundos em palco
Alkantara Festival 2018: Mundos em palco
A mais importante bienal de artes performativas de Lisboa continua a fazer o que sempre fez e cada vez melhor: questionar e arriscar sem comprometer o diálogo, ou não fosse a sua génese construir pontes e fomentar encontros.
Falcoaria Late Harvest Branco 2014:  Tarde, mas  em muito boa hora
Falcoaria Late Harvest Branco 2014: Tarde, mas em muito boa hora
O vinho branco Falcoaria, da colheita tardia (late harvest) de 2014 é uma preciosidade e foi reconhecido na passada semana, no concurso ‘Vinhos de Portugal’ da ViniPortugal, ao receber o prémio de ‘Melhor Vinho Branco Especial’ de Portugal, que acumulou com a distinção de uma ‘Medalha de Ouro’. Aliás, este vinho produzido pela Quinta do Casal Branco, em Almeirim, já havia sido premiado no concurso de vinhos do Tejo. E bem!
Carta Gastronómica de Bragança: Um roteiro da cozinha nordestina
Carta Gastronómica de Bragança: Um roteiro da cozinha nordestina
O investigador na área da gastronomia Armando Fernandes, com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, publicou recentemente o livro ‘Carta Gastronómica de Bragança’, com o subtítulo ‘Matérias-primas, produtos e práticas alimentares’.