Skip to main content
Capa
Nº 137 | 13 Setembro 2019
Edição nº 137
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Ensaio
A tensão inescrutável  da democracia
A tensão inescrutável da democracia
O que ameaça hoje a ideia de democracia e da sua prática? Desde há décadas, impera uma vontade de transparência que atravessa todas as relações no espaço público. E isto porque todas as relações passaram a ser pensadas como relações de troca de valores, limpas de tensão. Sem tensão democrática, a democracia torna-se encenação, reino do faz de conta, menos apreciável, descartável e, por isso, mais vulnerável.
Atualidade
John Bercow  “Circo voador” está prestes a chegar ao fim
John Bercow “Circo voador” está prestes a chegar ao fim
A inesperada, bem humorada e por vezes cínica prestação do ‘speaker’ da Câmara dos Comuns nos debates sobre o Brexit transformou um desconhecido num dos políticos do Reino Unido mais emblemáticos na Europa. Mas o seu histórico na política não é tão amável quanto a personagem e Boris Johnson conta-se entre os que pouco o apreciam.
Inov Contacto - O mundo também é dos portugueses
Inov Contacto - O mundo também é dos portugueses
Um programa criado em 1997 já levou perto de seis mil jovens portugueses para o estrangeiro. A responsável pelo INOV Contacto e três ex-estagiários que dão cartas lá fora e cá dentro explicam as oportunidades que se abrem. Da Rússia aos Estados Unidos, com um salto até Bogotá, o que oferece esse programa de estágios internacionais remunerados?
Partidos Políticos - Alterações climáticas ganham peso e deixam de importar só a alguns
Partidos Políticos - Alterações climáticas ganham peso e deixam de importar só a alguns
As preocupações ambientais têm vindo a ganhar espaço nas promessas eleitorais dos principais partidos. Se antes eram relegadas para as últimas páginas dos programas eleitorais, hoje são prioritárias tanto à esquerda como à direita. Antecipar metas para a neutralidade carbónica e investir em energias renováveis são algumas das propostas de que os ambientalistas ainda desconfiam.
Oris Big Crown Propilot - X Calibre 115 sem nada a esconder
Oris Big Crown Propilot - X Calibre 115 sem nada a esconder
Este relógio nasceu também da longa tradição da Oris na produção de relógios mecânicos. Para comemorar o 110º aniversário apresentou o Calibre 110, base para uma série de outros calibres, até que surgiu o Calibre 114, de 2018.
Peregrinação Memórias em jeito de divagações
Peregrinação Memórias em jeito de divagações
O título da obra em português, “Peregrinação”, foi uma escolha de Rolin – o título original é “Extérieur monde” –, numa homenagem à literatura e à língua portuguesas.
Nissan Juke - Novo ‘crossover’ casou com um smartphone
Nissan Juke - Novo ‘crossover’ casou com um smartphone
É um novo crossover coupé com linhas exteriores fluídas e um interior com pormenores a nível de peles, de design e de soluções de conetividade que “democratiza” o acesso ao automóvel de luxo.