Skip to main content

Futsal: da fusão ao título europeu em 20 anos de evolução

Não motiva horas de discussão nem é manchete nos 'desportivos', mas o título europeu do futsal mostrou a enorme evolução da modalidade indoor mais praticada em Portugal. Pedro Dias, responsável pelo Futsal na FPF, explica como chegámos a este nível.

Diogo Pinto/FPF

Como é que o futsal evoluiu em Portugal ao ponto de tornar-se campeão da Europa em 2018?
Considero que o Futsal em Portugal tem um antes e um depois de 1997, ano em que foi formalizada a fusão entre o Futsal e o futebol de cinco na FPF. Antes de 1997, tivemos um período em que coexistiam no nosso país três federações desportivas com oferta de prática de futebol em pavilhão. Com a fusão, o número de praticantes de Futsal na FPF cresce cerca de 71% na primeira época desportiva, passa de seis mil e quatrocentos para mais de onze mil praticantes. Desde então, a FPF, os seus sócios, os clubes e vários agentes da modalidade, construíram de forma partilhada um percurso para a modalidade, com uma aposta forte na formação de jovens praticantes, nos quadros técnicos, na criação de quadros competitivos ajustados ao nível de desenvolvimento de cada período, na criação de seleções nacionais de formação, na criação de torneios de observação e deteção de talentos, na promoção da modalidade, no fortalecimento do reconhecimento social da modalidade, entre outros. A chegada em 2011 da equipa liderada por Fernando Gomes à FPF, marca um fortíssimo compromisso do nível estratégico da organização (Presidente e Direção) com o crescimento sustentado da modalidade, consubstanciado na visão que foi amplamente comunicada: no espaço de quatro anos (até 2016), tornar o Futsal a modalidade coletiva de pavilhão mais praticada em Portugal. Nas últimas cinco épocas desportivas, o número de praticantes cresceu (191% desde a fusão em 1997 até ao presente), cresceu o número de seleções nacionais, de treinadores e de dirigentes. Os títulos internacionais seniores e de formação são uma realidade.

O futsal é a modalidade em Portugal que está mais próxima de um modelo de negócio que coloca primazia no espetáculo desportivo?
A FPF e os clubes dos principais escalões (masculino e feminino) têm realizado um esforço significativo para acrescentar valor às competições. Pretendemos que a experiência dos vários agentes num evento de futsal seja extraordinária. As medidas não se cingem apenas ao escalão sénior, alargando-se também aos escalões de formação. Elevamos o perfil dos principais eventos de Futsal: Taça de Portugal, Super Taça, Taça da Liga, Play-off da Liga Sportzone, Final 4 das Taças Nacionais de Futsal, Torneios Interassociações (observação e deteção de talentos), tendo em vista a promoção da modalidade, a retenção dos praticantes, a captação de novos praticantes e de outros agentes, a captação de parceiros e de espaço media.
A visão do desporto também como espetáculo tem sido fundamental para a envolvência de novos parceiros que, por sua vez, são fundamentais para o crescimento do futsal ao apoiar os clubes nas diferentes competições.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico