Skip to main content
Capa
Nº 69 | 18 Maio 2018
Edição nº 69
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Et Cetera
Alta Velocidade: O comboio secreto  do rei saudita para acelerar no deserto
Alta Velocidade: O comboio secreto do rei saudita para acelerar no deserto
O rei saudita Salman bin Abdulaziz encomendou um comboio especial de alta velocidade exclusivo para a sua família real viajar no deserto entre Medina e Meca. O comboio, encomendado à fabricante espanhola Talgo, no valor de 38,5 milhões de euros, está a ser equipado há dois anos com interiores exclusivos e de luxo, em Barcelona, mas ninguém pode falar.
Irão: Caos no Médio Oriente favorece a expansão da antiga Pérsia
Irão: Caos no Médio Oriente favorece a expansão da antiga Pérsia
A República Islâmica do Irão foi uma das principais vencedoras da instabilidade política no Médio Oriente nos últimos anos. Enquanto os Estados Unidos se debatem com as pretensões nucleares do país, o Irão tem feito várias incursões militares, alargando a sua esfera de influência. Entre as principais vitórias do Irão na região estão o Iraque, Iémen, Líbano e Síria, o que pode ameaçar o controlo norte-americano na região.
Ilan Pappé: “Israel não é uma democracia, isso é um mito”
Ilan Pappé: “Israel não é uma democracia, isso é um mito”
O historiador israelita tem-se assumido como defensor dos direitos palestinianos e promotor de uma nova forma de contar a história do conflito que opõe israelitas e palestinianos. Hoje, como sempre, defende que a solução passa por construir um Estado democrático para todos.
Produtividade: Trabalhar mais mas produzir menos
Produtividade: Trabalhar mais mas produzir menos
Portugal é dos países europeus com maior número de horas trabalhadas por semana. Mas isso não é sinónimo de maior produtividade.
5 Sentidos
Mercedes S 400: Casulo a bordo.  Virilidade no exterior
Mercedes S 400: Casulo a bordo. Virilidade no exterior
A experiência fez-se de Sintra a Vila Nova de Milfontes. Um percurso misto de autoestrada, mas com muita estrada nacional e alguma terra batida. O alvo foi o mais recente Mercedes S400 4MATIC. O resultado não podia ser melhor.
Toponímia: As ruas  do Porto  de A a Z
Toponímia: As ruas do Porto de A a Z
Prontuário de Toponímia Portuense é uma obra monumental de pesquisa e síntese histórica “com entradas fundamentadas e minuciosamente revistas para 2.468 topónimos da cidade do Porto, entre alamedas, aglomerados ou núcleos habitacionais, avenidas, bairros, becos, cais, calçadas, caminhos, cemitérios, colónias, escadas, esplanadas, estradas, grupos de moradias populares, hospitais, jardins, largos, mercados, nós, miradouros, vias, campos e parques, passeios, pátios, pontes, praças, pracetas, praias, rampas, rotundas, ruas, terreiros, travessas, túneis, urbanizações, viadutos, vias e vielas”.
Arco lisboa 2018: Arte contemporânea em ebulição
Arco lisboa 2018: Arte contemporânea em ebulição
A arte contemporânea volta a atracar em Lisboa. Porto de abrigo: Cordoaria Nacional. A ARCOlisboa – Feira Internacional de Arte Contemporânea faz jus à dinâmica de experimentação, risco e liberdade criativa e aposta no crescimento.
Celebração: Dia Nacional da Gastronomia
Celebração: Dia Nacional da Gastronomia
São mais de 100 os restaurantes que este ano se juntam à celebração do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. De 19 a 27 de maio está disponível a Rota de Restaurantes, uma iniciativa integrada nas celebrações do Dia da Gastronomia e que este ano se estende a todo o país.
A minha viagem pela Europa: A outra faceta de Chaplin
A minha viagem pela Europa: A outra faceta de Chaplin
Foi a bordo de um navio, a caminho de Londres, que Charles Spencer Chaplin soube que estava impedido de regressar aos Estados Unidos da América.
Periquita: Um valoroso regresso às origens
Periquita: Um valoroso regresso às origens
A história do vinho Periquita remonta ao início da própria história da José Maria da Fonseca. O fundador, que deu o nome à empresa, comprou, por volta de 1846, a propriedade que então era - e ainda agora é ­­- conhecida por Cova da Periquita.