Skip to main content
Capa
Nº 60 | 16 Março 2018
Edição nº 60
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Et Cetera
Papa Francisco: Uma revolução quase tranquila
Papa Francisco: Uma revolução quase tranquila
Há cinco anos, o Vaticano anunciava um novo Papa e com ele a renovação da igreja. Mas rancisco deixou de lado a renovação e optou pela revolução. Assumidamente político e definitivamente esclarecido, resta saber se terá força para impor a sua herança.
Ambiente: Como as alterações climáticas transformam a economia
Ambiente: Como as alterações climáticas transformam a economia
As alterações climáticas têm custos astronómicos para a economia. Segundo contas da Comissão Europeia as inundações causaram prejuízos económicos diretos que excederam os 90 mil milhões de euros. O setor dos seguros, agricultura ou turismo são fortemente afetados.As cidades e as linhas costeiras poderão voltar a ser planificadas, sobretudo as zonas que já foram conquistadas pelo mar.
Ungulani  ba ka khosa: “Moçambique ainda não se encontrou”
Ungulani ba ka khosa: “Moçambique ainda não se encontrou”
O escritor moçambicano esteve em Portugal para apresentar o seu último romance, “Gungunhana”, um relato ficcionado sobre a figura do imperador de Gaza e suas mulheres. Em entrevista ao Jornal Económico, Ungulani Ba Ka Khosa fala dos desafios do seu país e diz que a defesa da língua portuguesa em Moçambique só é possível mantendo as línguas nacionais. O português moçambicano será mais rico, defende.
Stephen Hawking: Uma vida sempre sob o signo da Física
Stephen Hawking: Uma vida sempre sob o signo da Física
Stephen Hawking morreu esta quarta-feira, 14 de março, em Cambridge. O homem que nasceu no mesmo dia em que morreu Galileu Galilei desapareceu na data em que se celebravam os 139 anos do nascimento de Einstein.
5 Sentidos
Euskal: Um mundo à parte  no meio  da Europa
Euskal: Um mundo à parte no meio da Europa
No ano em que se assinala meio século sobre o primeiro atentado cometido pela ETA -Euskadi Ta Askatasuna, a D. Quixote, do grupo Leya, edita aquele que foi um enorme sucesso de vendas em Espanha, onde vendeu mais de 700 mil exemplares, o romance Pátria, da autoria de Fernando Aramburu.
Audi A5 Sportback. A silhueta intemporal renasceug
Audi A5 Sportback. A silhueta intemporal renasceug
Há designs de carros que resistem aos anos. São aperfeiçoados, levam pequenos retoques no exterior, são atualizados em termos de tecnologia mas o modelo em si é intemporal.
Ensaios sobre a China: Com a ironia de Simon Leys
Ensaios sobre a China: Com a ironia de Simon Leys
Para lá do crescimento económico e de uma certa abertura nos últimos anos, a sociedade chinesa permanece ainda uma espécie de país exótico no imaginário do viajante ocidental, pleno de fascínio e estranheza, um pouco à semelhança do Japão.