Skip to main content
Autor
Ricardo Santos Ferreira
Ricardo Santos Ferreira
Subdiretor
rsferreira@jornaleconomico.pt
Notícias
BCP brilha na bolsa com provável entrada de institucionais no papel
Títulos do BCP valorizaram quase 6% na bolsa, com o volume de transações a aumentar 85%, quando foi referido que o payout ia ser de 50% ou superior.
Europeus estão mais dispostos a votar para o Parlamento Europeu, por causa da tensão geopolítica
Em Portugal, o interesse é menor do que na Europa, é manifestado por 51% dos inquiridos pelo Eurobarómetro, e são menos os que admitem votar, 57%, menos 14 pontos percentuais do que a média dos 27 Estados-membros.
Carga fiscal caiu 0,2 pontos em 2023, pela primeira vez desde 2019
Desde 2009, o último ano em que a carga fiscal em Portugal ficou aquém de 30% do PIB, fixando-se em 29,8%, o peso dos impostos na riqueza criada por ano subiu 6,2 pontos percentuais, até ao máximo de 2022, ou 5,8 pontos, se considerarmos o valor de 2023.
Mary Hopkins: “A UE deveria apoiar melhor os países que pretendem aderir, com mensagens mais consistentes e apoio tangível”
A governação democrática na Eurásia regrediu pelo 20º ano consecutivo, em 2023, segundo a Freedom House. Mary Hopkins, investigadora associada da organização, avisa que a afirmação e aprofundamento das autocracias é um problema, pela influência que tem nos outros países, e que a União Europeia deve atuar no apoio aos reformadores.
Câmara de Lisboa junta-se a programa nacional de requalificação PRO_MOV
O PRO_MOV iniciou-se em 2021, liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e a SAP, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com a participação do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Atualmente, o PRO_MOV conta com mais de 70 empresas em Portugal e sete laboratórios em atividade.
As principais medidas do Programa de Governo
O Governo manteve as principais bandeiras que já trazia da campanha eleitoral: repor tempo de serviço dos professores, negociar com forças de segurança, aplicar em 60 dias um plano de emergência na saúde, decidir o novo aeroporto, dar prioridade à agricultura e ao problema da água, redefinir a estrutura da Direção Executiva do SNS, reformar a justiça, tomar medidas anticorrupção e rever o Mais Habitação.
Ver mais
Aguarde