Skip to main content
Autor
Mariana Bandeira
Coordenadora de Empresas
mbandeira@jornaleconomico.pt
Notícias
Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana
Segunda-feira começa com os dados operacionais da Galp no primeiro trimestre. Segue-se a atualização das projeções económicas mundiais do FMI. Entre quarta-feira e quinta-feira é publicada a inflação na Europa e há AG na Mota-Engil e Jerónimo Martins. A semana termina com o comportamento dos juros dos empréstimos para compra de casa.
Trimestre termina com OPA e aquisições no sector dos lacticínios
Março : O país despediu-se do primeiro trimestre de 2024 com transações importantes em indústrias diversas como químicos, papel, energia, retalho, agroalimentar ou tecnologia. Ofertas públicas de aquisição além-fronteiras destacam-se nas operações.
Consultora francesa Altios abre filial em Portugal
Consultoria : A firma com sede em Nantes é especializada em assessorar em estratégia, M&A, recursos humanos e gestão de subsidiárias. Oito anos depois da abertura do escritório de Madrid, a Altios passa a estar presente também em Portugal.
Investigação de Bruxelas é “mensagem clara” para tecnológicas
Digital : A autoridade da concorrência da Comissão Europeia está a investigar Apple, Google e Meta. O advogado João Traça diz que o processo ainda vai demorar cerca de um ano.“Estima-se que só quando o DMA tiver um ano de existência podermos esperar algum resultado”, antevê o sócio da Miranda & Associados.
CIP defende que ordenamento jurídico deve incentivar reestruturações
Empresas : Presidente da Confederação Empresarial de Portugal apela a mudança de tom no discurso sobre este tema: necessidade em vez de inevitabilidade.
Reestruturações precisam de mais flexibilidade
Os especialistas que participaram no pequeno-almoço de debate do JE Advisory dedicado às reestruturações de empresas pediram mais flexibilidade por parte do Estado, de maneira que não haja uma só receita que é aplicada a empresas muito distintas entre si. Fiscalidade não é uma panaceia, mas algumas medidas poderiam ajudar nestas operações.
Ver mais
Aguarde