Skip to main content
Autor
Luís Alves Vicente
Notícias
Fernando Alvim: O “grupie do futuro” com lâmpada de ideias sempre acesa
O homem que não chega a horas encontra-se com o Jornal Económico para nos informar que tem de se ir embora. Há sardinhas para escolher, mas antes disso vamos à água com o comunicador para tentar perceber a história do “produtor das histórias” que há 15 anos ouve nos estúdios da Antena 3 e fora deles. Colocámos ainda Fernando Alvim à beira do abismo e anotámos revelações de fobias e felicidade do também apresentador de TV... que escolheu não ver televisão.
Luis Freitas Lobo: A emoção no futebol e a coragem na vida do “vendedor de sonhos”
Luís vive no Porto e, como nos explica ao telefone, viveu toda a sua infância no norte do país. Em Lisboa, há um sítio pelo qual tem um carinho especial. “Já não vou lá… nem sei há quanto tempo… há mais de 20 anos….”, conta-nos, ainda por telefone, enquanto organizamos a ida ao Jardim Zoológico. Freitas Lobo, como é conhecido por quem o segue no mundo do futebol, regressa a um espaço alojado na memória desde a infância, mais de duas décadas depois, para um percurso onde mostra a faceta que nunca esconde, seja com os seus, seja a comentar futebol – a emoção.
Sofia Pinto Coelho: Jornalista de profissão, justiceira por vocação
Percorremos os vários pisos do Lisboa Ginásio Clube para ficarmos a conhecer como Sofia Pinto Coelho, jornalista há mais de 25 anos, ainda se angustia com o trabalho, apesar do orgulho e vaidade que sente. A jornalista da SIC chega e parte cansada, mas pelo meio ainda nos mostra como pedalar ajuda a renovar a luta por fazer com que as pessoas conheçam mais e melhor os seus direitos: “Saio sempre com passarinhos na cabeça depois das aulas”, explica.
Garrett Mcnamara: A gratidão e humildade por detrás do homem recorde
Entre os fortes sopros de vento e os pescadores da Nazaré, o Jornal Económico encontra-se com Garrett McNamara naquela que é uma segunda casa, com família própria. O homem por detrás do recorde da onda de 23,8 metros explica como é possível seguirmos os nossos sonhos: começar por escrever coisas no papel e nunca deixar que nos digam que “não é possível”. O caminho faz-se com altos e baixos, “tal como o caminho de Portugal como país”. E agora, garante, “vão ambos a subir”.
Alberta Marques Fernandes: A jornalista crente que é mãe antes de todas as coisas
Encontramos Alberta Marques Fernandes no Centro Cultural de Belém para uma reveladora conversa sobre aquilo que todos devemos fazer – não nos levarmos tão a sério. Percorremos a vida da pivot que foi o primeiro rosto da televisão privada em Portugal e que celebra 25 anos de carreira, passando pela mãe, antes da jornalista, e a crente em Cristo. Alberta Marques Fernandes sublinha as coisas boas da vida sem esquecer as dores que já viveu e confessa ter já o epitáfio escrito.
Fernando Correia: o rugido do jornalista que não abdica da isenção
Fernando Correia guiou o Jornal Económico numa visita a um estádio da Alvalade deserto, que contrastava com a preenchida memória do jornalista de 81 anos. O amor regrado pela isenção da profissão foi o ponto de partida para outras histórias, como a guerra colonial, o alzheimer da mulher, os livros e os sonhos.
Ver mais
Aguarde