Skip to main content
Autor
João Madeira
João Madeira
jmadeira@jornaleconomico.pt
Notícias
Abrandamento atinge economia portuguesa
Apesar de ter mantido o crescimento homólogo de 1,9% no terceiro trimestre, Portugal não ficou imune à deterioração da economia europeia. Menos procura externa levou a desaceleração do PIB em cadeia.
Portugal em contraciclo numa economia “à beira da recessão”
Bruxelas ficou surpreendida com o desempenho português no primeiro semestre de 2019. No entanto, o abrandamento na Europa leva Pierre Moscovici a pedir mais investimento público à Alemanha.
Estudo CIP prevê queda de 2,3 mil milhões nas exportações
Exportações portuguesas para o Reino Unido podem sofrer um rombo entre 15% e 26% se a saída britânica da União Europeia ocorrer sem acordo mútuo.
Economia - “Overdose” de horas de trabalho tem efeito nocivo para Portugal
Horários de trabalho prolongados não fazem apenas mal à saúde. São também prejudiciais para a economia, pois inibem a inovação e a melhoria da gestão nas empresas. O economista José Tavares, da Universidade Nova, põe o dedo na ferida: “Estamos viciados em horas extraordinárias. Se as horas extraordinárias fossem uma droga leve, Portugal estaria em ‘overdose’ há décadas.”
Imigrantes dão 750 milhões aos cofres da Segurança Social
Segurança Social já contabiliza 194 mil estrangeiros a descontar no país. Novos imigrantes são jovens, qualificados e trazem dinâmica ao mercado.
Diálogo à esquerda continua, apesar de “mau prenúncio”
PCP e Bloco de Esquerda querem maior subida nos salários. Direita critica dimensão do Governo.
Ver mais
Aguarde